32 ônibus antigos são retirados de circulação pela Prefeitura em São Luís

Em cumprimento às normas estabelecidas no documento e no contrato de concessão da licitação do Sistema de Transporte Urbano de São Luís, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes retirou 32 veículos antigos de circulação. A retirada se dá por conta da determinação de que o tempo útil dos veículos é de 10 anos, a contar da fabricação.

A redução da frota diminuiu desde a renovação da frota, que começou a ser feita desde 2013. Agora os ônibus podem ser usados por até 4,5 anos, a menor idade média do Nordeste. Os 32 veículos retirados, 13 saíram de circulação no primeiro semestre deste ano e os outros 19 mais recentemente, em ação realizada pela SMTT.

A licitação estabeleceu padrões de qualidade para o sistema, que precisam ser cumpridos pelas empresas vencedoras, bem como mecanismos de fiscalização e cobrança para a garantia efetiva das melhorias. Entre os padrões estabelecidos está a redução da média de idade da frota, a substituição gradativa por veículos com ar-condicionado, acessibilidade, entre outras melhorias. É o que prevê o processo liciatório finalizado em julho de 2016.

“Nesse sentido, a fiscalização visa fazer cumprir essa prestação de serviço com ônibus condizentes com o que está previsto no edital e no contrato de concessão de serviço de transporte urbano na capital”, disse Canindé Barros, secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

portalguará

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: