Alceu Valença embalou um público caloroso no primeiro dia do Arraial da Maria Aragão

 Uma noite de muita festa, alegria, cores e ritmos, assim foi o primeiro dia de programação oficial da temporada junina 2019, do Arraial da Maria Aragão, em São Luís. A grande atração dessa quarta-feira (19), além dos grupos folclóricos, foi o cantor Alceu Valença, embalando um público caloroso que lotou a praça Maria Aragão.

A programação foi aberta às 19h. A primeira atração a subir em um dos palcos foi o Tambor de Crioula Brilho da União, do bairro Vila Mauro Fecury I. O grupo, ao som dos tambores e dança das coureiras mostrou todo o ritmo e tradição da dança, que é uma das manifestações folclórica-cultural mais autentica de São Luís. Quem esteve acompanhando a apresentação do tambor de crioula garante ter gostado do que viu. “Eu acho lindo o tambor de crioula. Esse ritmo é tão nosso e precisa ser valorizado por todos os maranhenses. Esse espaço aqui é exatamente para isso. Espero que muitas outras pessoas possam vim ao arraial aqui da Maria Aragão para prestigiarem nossa cultura”, disse a professora Maria das Graças.

Quem deu continuidade a festança no palco de apresentações folclóricas do Arraial da Maria Aragão foi a Dança Portuguesa Império de Lisboa, do bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, que com toda a luxúria de sua indumentária fez um lindo espetáculo, mostrando, assim, a diversidade de ritmos do São João do Maranhão, mais especificamente o de São Luís. “Pela organização e padronização hoje aqui, percebo que a cultura está cada vez sendo mais valorizada em São Luís. Pretendo prestigiar mais dias o arraial aqui da Maria Aragão e trazer meus amigos e familiares”, garante a pedagoga Carolina Lima.

Público lotou a praça Maria Aragão nessa quarta-feira (19). Foto: Divulgação/Prefeitura.

A programação seguiu no palco do Arraial da Maria Aragão. Logo após a apresentação da dança portuguesa, quem encantou o enorme público que prestigiou o primeiro dia de programação, foi o Boi Encanto do Olho d’Água, sotaque de orquestra. Com o bailado das índias, índios e vaqueiros, o grupo captou os olhares mais atentos da uma plateia repleta de amantes da cultura popular do Maranhão. “Não conhecia esse grupo de bumba meu boi. Estou encantada com tudo o que estou vendo hoje aqui. A prefeitura de São Luís está de parabéns por proporcionar a seus moradores e turistas um momento tão lindo quanto esse”, afirma a estudante universitária Priscila Nunes.

Show de Alceu Valença

Às 22h um mar de gente já esperava a grande atração da noite, o cantor Alceu Valença, que com suas poesias em forma de músicas, levou o público ao delírio, no primeiro dia do Arraial da Maria Aragão. Em sua apresentação, Alceu cantou seus principais clássicos como La belle de Jour, Tropicana, Girassol, Como Dois Animais e outros.

Em entrevista coletiva antes do show, Alceu Valença contou sobre a sua relação com São João. “Nas festas de São João, eu me lembro de Gonzagão, da minha terra – o interior de Pernambuco -, do xote, do xaxado”, disse.

Quem também esteve prestigiando a abertura do Arraial da Maria Aragão foi o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro. Ele fez uma análise positiva do espaço como local de enaltecimento e valorização da cultura popular maranhense. “Nós temos o São João como o espaço da cultura popular, o que é de mais autêntico para a nossa cidade, o nosso Estado. Então, hoje o esforço da prefeitura de São Luís é para fazer com que os espaços dos arraiais da nossa cidade sejam adequados, atraentes e possam ter as pessoas, as famílias presentes nesse momento tão importante”, celebra o vice gestor.

Veja a programação de quinta-feira (20) e de sexta-feira (21):

Quinta-feira (20)
18h – DANÇA PORTUGUESA UMA NOITE EM PORTUGAL
19h – BARRIQUINHA
20h – QUADRILHA IMPÉRIO NORDESTINO
21h – BOI LENDAS E MAGIAS
22H SHOW MIX IN BRASIL
23h – BOI NOVILHO BRANCO
0h – BOI DE SANTA FÉ
1h – BOI DE AXIXÁ

Sexta-feira (21)
19h – DANÇA PORTUGUESA MAJESTADE DE PORTUGAL
20h – BOIZINHO ENCANTADO
21h – BOI DA LUA
22h – SHOW ALEXANDRA NICOLAS
23h – BOI PIRILAMPO
0h – BOI DA MAIOBA
1h – BOI DE NINA RODRIGUES

Imirante

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: