ANVISA monitora a chegada de navios no Porto do Itaqui

Os navios que chegam ao Porto do Itaqui, em São Luís, estão sendo monitorados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O trabalho faz parte de orientações dadas pelo Ministério da Saúde sobre a proliferação do Coronavírus.

Vinte e quatro horas por dia os técnicos avaliam as condições e a operação do terminal portuário, trabalho que começa antes do navio atracar.

A preocupação aumentou no Porto do Itaqui depois do surto de uma síndrome respiratória provocada pela contaminação com o novo coronavírus na China, país que recebe grãos vindos do Maranhão. A doença já matou, em 20 dias, mais de 100 pessoas. No Brasil, existem apenas 3 casos suspeitos, todos fora do estado. Este ano, apenas uma embarcação vinda do país asiático recebeu carregamento em São Luís. O Ministério da Saúde emitiu alerta para agilizar a resposta para evitar contaminação.

Caso algum integrante da tripulação apresente algum sintoma da doença, um plano de contingência é colocado em prática, agentes da ANVISA embarcam no navio e avaliam o estado de saúde do doente. Para assim, decidir se o paciente vai desembarcar e ser levado ou não para uma unidade de saúde na capital.

A administração do porto garante que é difícil que pacientes infectados estejam embarcados, já que os tripulantes costumam ficar mais de 45 dias em alto mar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: