Batizado do Bumba meu Boi Pérola dos Lençóis em Barreirinhas

Em uma noite de muito glamour no Paraíso Cultural Baial Ramos, aconteceu o batizado do Bumba meu Boi Pérola dos Lençóis, brincadeira que está há cinco anos fazendo alegria de brincantes e simpatizantes do São João, com varias apresentações em todo Maranhão e fora do estado o Bumba meu Boi Pérola dos Lençóis da o ponta pé para a temporada junina de 2019.

Os mais de 100 brincantes entraram no palco trazendo muita alegria auto-astral e indumentárias simplesmente incrível, com índias e índios que retrataram toda a característica e peculiaridade da região do município, todos os brincantes do Bumba meu Boi Pérola dos Lençóis entraram acompanhado de seus padrinhos, em uma cerimonia emocionante o bumba meu boi  foi batizado e abençoado pela graça do Pai Eterno.

A noite teve convidados como o prefeito  Albérico filho, o secretario municipal de Cultura de Urbano Santos Wilson Santos e um dos fundadores da brincadeira, vereador Amarildo Alves, a secretaria de Turismo e Cultura Virlene Camargo, a empresária do ramo hotelaria Agar Mota  entre outros convidados.

MOMENTO EMOCIONANTE

A frente do Bumba meu Boi Pérola dos Lençóis está o conhecidíssimo Zé Maria Marquês, que ressaltou todas as dificuldades que enfrenta para manter a brincadeira e agradeceu a todos os patrocinadores e colaboradores e padrinhos.

Sem ajudar de vocês seria impossível manter a brincadeira, todos que doam o seu tempo para nos ajudar nas indumentárias, enfim obrigado a todos. disse Zé Maria Marques

Uma das índias  fez uma bela homenagem declamando um verso enaltecendo toda a força de vontade e comprometimento que Zé Maria tem com o Bumba meu Boi Pérola dos Lençóis que mesmo com a dificuldade enfrentada por ele, pois enfrenta um período de dor devido a uma doença que afetou a sua mãe, mas que não o faz desistir.

O Bumba meu Boi Pérola dos Lençóis trouxe em seu repertório toadas que retratavam o cotidiano do estado do Maranhão e da cidade de Barreirinhas, como Lençóis Maranhenses , Atins, Praça do Trabalhador e  Mandacaru, momentos que arrancou fortes aplausos da grande plateia que ali estava.

A noite ainda teve as quadrilhas, Laços de Fita, Dança Realeza de Lisboa, Dança cowntry Coração de Pião, Boizinho Estrela dos Lençóis  e Banda Suh Santos.

O bumba-meu-boi é uma das mais importantes festas do folclore brasileiro. De origem europeia, disseminou-se pelo Brasil incorporando os temperos da cultura afro-brasileira e indígena. Sendo uma dança dramática, mistura de teatro e dança pode ser encontrado em todas regiões do Brasil, apresentando características regionais, no que diz respeito aos personagens, às canções, aos sotaques, ritmos e coreografias. Mas é no Maranhão que o grande espetáculo acontece onde reúne-se em um só lugar as mais diversas expressões culturais que caracteriza bem toda essa miscigenação que faz do nosso povo tão singular e especial. E o Bumba meu boi é sem duvidas a maior expressividade da cultura popular do Maranhão, congregando Danças, Teatro, Cores e Religião. Nesse sentido o “Bumba Meu Boi de Barreirinhas Pérola dos Lençóis” conta com a vossa sensibilidade artística visando a difusão da Arte do nosso torrão para além das fronteiras do nosso estado.

OBJETIVOS GERAIS
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro.
Reconhecer as diferentes linguagens pelas quais se expressa a pluralidade cultural.
Promover a cultura da paz e disseminar os princípios do brincar e fazer cultural.
Difundir as atividades culturais desenvolvidas aqui para além dos limites dos nosso estado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: