Bolsonaro desembarca no Japão em giro de 10 dias por Ásia e Oriente Médio

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou nesta segunda-feira (21) em Tóquio, no Japão, onde começa a sua viagem por cinco países da Ásia e Oriente Médio. A comitiva presidencial chegou pouco antes das 14h (horário local).
O primeiro compromisso de Bolsonaro é a entronização do imperador Naruhito. A cerimônia para celebrar a sua ascensão ao trono ocorrerá no Palácio Imperial, amanhã (22). Em maio, Naruhito participou de atos nos quais herdou as insígnias imperiais de seu pai e fez o seu primeiro discurso na posição de imperador.
De acordo com o secretário de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia, embaixador Reinaldo José de Almeida Salgado, o presidente brasileiro já confirmou os seguintes compromissos:
- 22.out, às 13h – Cerimônia de entronização do Imperador;
- 22.out, às 19h20 – Banquete imperial da cerimônia de entronização;
- 23.out, às 18h – Jantar oferecido pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, aos representantes estrangeiros.
Bolsonaro será o 2º presidente brasileiro a comparecer a uma cerimônia de entronização. O ex-presidente Fernando Collor de Mello assistiu à cerimônia do imperador Akihito, em novembro de 1990.
Ainda em Tóquio, estão previstos encontros do presidente brasileiro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, com o primeiro-ministro do Japão, Shinzō Abe, com empresário japoneses e com a comunidade brasileira no Japão. Na quinta-feira (24), a comitiva presidencial partirá para a China, depois Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita.