fbpx

Bolsonaro participa da 1ª Feira Brasileira do Grafeno

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira, 9, da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, promovida pela Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O evento conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e de empresas privadas e vai até 16 de julho.

O grafeno é um nanomaterial com estrutura hexagonal de átomos de carbono, considerado um dos materiais mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço, que é o material mais fino que existe, entre outras propriedades.

 

O Brasil tem a segunda maior reserva mundial da grafita, matéria-prima do grafeno, e é atualmente o terceiro maior fornecedor mundial do produto. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações estima que, nos próximos cinco anos, o grafeno deve movimentar mais de US$ 3 bilhões.

“Temos por volta de um terço das reservas de grafite, ou grafita, em vários estados. Temos aproximadamente 97% do nióbio, que, casado com o grafeno, vão realmente revolucionar o destino da humanidade”, afirmou o presidente.

Bolsonaro também participou da inauguração oficial da primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina. Vinculada à Universidade de Caxias do Sul, a fábrica entrou em operação em abril de 2020, e atua na prestação de serviços tecnológicos inovadores voltados a produção, caracterização e aplicação de grafeno e seus derivados.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: