Bombeiros maranhenses chegam à Bahia para trabalho em cidades atingidas pelas chuvas

Equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foram enviadas para auxiliarem nas operações em 72 cidades da Bahia que entraram em situação de emergência por conta das chuvas intensas que atingem o Estado desde o início do mês. A determinação do envio dos bombeiros foi feita pelo governador Flávio Dino (PSB), no último sábado (25).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram enviados 16 militares para a missão em três viaturas operacionais. São duas equipes, uma da Defesa Civil e outra do Batalhão de Busca e Salvamento.

Na manhã desse domingo (26), os primeiros militares maranhenses chegaram em solo baiano e foram recebidos pelo Coronel Marchesini, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Além do Maranhão, Minas Gerais e Espirito Santo também já enviaram profissionais para reforçar o trabalho, que tem a prioridade de mitigar os prejuízos às vítimas.

A Defesa Civil da Bahia e as prefeituras das cidades atingidas informaram no sábado (25) que são quase 4,2 mil desabrigados e mais de 11,2 mil desalojados. Os feridos são 286 e 17 morreram nas enchentes. A população atingida chega perto de 380 mil pessoas de 66 municípios, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado e Vitória da Conquista.

A Defesa Civil Nacional já liberou R$ 17,5 milhões aos municípios baianos afetados pelas chuvas para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada.

Meteorologia

Para esta segunda-feira (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantêm o alerta de risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia, devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias e à previsão de novas precipitações.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: