fbpx

Política

Brandão comenta relatório do MJSP que aponta redução de crimes em SL

O governador Carlos Brandão (PSB) aproveitou o período de férias para destacar em seu perfil em rede social o desempenho de São Luís no Painel de Indicadores Estatísticos de Segurança Pública que foi divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta ainda sob o comando de Flávio Dino (PSB).

O painel mostra São Luís como a 10ª capital com menor número de crimes violentos letais e intencionais do país. Para Brandão, resultado de investimento na segurança pública do estado.

“Conforme o Ministério da Justiça, São Luís é a décima capital com menor número de crimes violentos do Brasil, a mais segura do Nordeste. Além disso, no Maranhão foi registrado redução de feminicídios (28%), estupros (48%), roubo de carga (75%), latrocínios (38%) e outros crimes”, disse.

E completou: “Os investimentos em segurança pública trouxeram bons resultados para o Maranhão em 2023. Com avanços e planejamento estratégico, em 2024, buscaremos manter bons índices no combate ao crime no estado”.

Resultados

De acordo com o Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal (Sinesp), que coleta e valida 28 indicadores nacionais de segurança pública, a capital maranhense registrou taxa de 2,23 crimes violentos por 100 mil habitantes, entre janeiro e outubro de 2023.

Na sequência aparecem Natal (RN) com taxa 3,88; Aracaju (SE) com 4,38; João Pessoa (PB) com 4,39; Recife (PE) com 4,7; Salvador (BA) com 5,87; Fortaleza (CE) com 6,37; Teresina (PI) com 6,84; e Maceió (AL) a capital mais violenta do Nordeste, com taxa de 9,41 crimes violentos letais e intencionais por 100 mil habitantes.

Com base nos números divulgados pelo MJSP, São Luís figura como a 10ª capital do país com a menor taxa de crimes violentos, à frente de cidades como Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM).

Enquadram-se na categoria de crimes violentos os seguintes delitos: homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e outros crimes resultantes em mortes – excetuando-se os casos de morte por intervenção de agentes do estado. ( imirante )

 

 

 

 

 

Advertisements

Deixe uma resposta