fbpx

Candidato de Bolsonaro, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara. O parlamentar venceu as eleições desta segunda-feira (1º) logo no primeiro turno da disputa, com 302 votos. Baleia Rossi (MDB-AL) ficou na segunda colocação, com 145 votos, e Fábio Ramalho (MDB-MG) foi o terceiro colocado, com 21 votos.

Em seu discurso antes da votação, Lira afirmou que a Câmara representa mais de 51 milhões de votos e que não existe um “trono” no comando da casa – ironia com seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que foi visto como centralizador. Lira prometeu fazer reuniões com as lideranças partidárias às quintas-feiras para definição da pauta da semana seguinte. O deputado não mencionou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na sua fala, embora tenha concorrido com o aval do chefe do Executivo.

Lira venceu a eleição com o apoio de uma grande gama de alianças, que incluiu 11 partidos e o governo. Ele lançou a sua candidatura ainda no ano passado, em 9 de dezembro.

O alagoano presidirá a Câmara até 2023. Ele substituirá Maia na função, que comandava a casa desde 2016 e entrou em rota de colisão com Lira nas últimas semanas. Maia apoiou a candidatura de Baleia Rossi e tentou mobilizar diferentes partidos para marcharem ao lado do emedebista. Mas o agora ex-presidente da Câmara fracassou na empreitada e viu até mesmo o seu partido, o DEM, abandonar Rossi e votar em Lira.

As trocas de farpas entre Lira e Maia se repetiram até mesmo nesta segunda. O novo presidente da Câmara contestou a decisão de Maia de permitir a inclusão do PT no bloco de apoio a Rossi. O registro dos petistas foi feito às 12h06, seis minutos após o término do prazo estabelecido para o processo. O PT alega que não conseguiu consolidar seu apoio antes por problemas técnicos. A justificativa foi aceita por Maia e criticada por Lira e seus aliados.

Qual deve ser a prioridade dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado Federal?
Pautas econômicas, como as reformas tributária e administrativa
Pautas de costumes, como o homeschooling e posse de armas
Quem é Arthur Lira
O novo presidente da Câmara é deputado federal em terceiro mandato. Ele integra o PP desde 2009 e é o líder do partido na Câmara desde fevereiro de 2019. Lira é também o principal representante do chamado Centrão, grupo de parlamentares sem convicções ideológicas que costuma prestar seu apoio a diferentes governos.

O deputado já esteve na base de apoio dos governos de Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e, agora, de Jair Bolsonaro. A aproximação entre Lira e o presidente da República se iniciou no primeiro semestre do ano passado e ganhou uma imagem pública quando os dois gravaram um vídeo juntos, em tom amistoso, no Palácio do Planalto.

Lira foi acusado pelo Ministério Público de integrar o chamado “quadrilhão do PP”, grupo de integrantes do partido que comandaria um esquema de direcionamento de licitações e recepção de propinas na Petrobras. O caso dele aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado também foi acusado de agressões pela sua ex-mulher. Ele nega as acusações.

 

 

Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com

 Siga, também o Imaranhao no Twitter, Instagram

Curta nossa página no Facebook

Inscreva-se no nosso canal no Youtube

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: