Candidatos a prefeito de São Luís são alvo de ataques nas redes sociais

Pelo menos quatro candidatos a prefeito de São Luís já foram alvo de ataques e mensagens apócrifas nas redes sociais nas últimas semanas. Duarte Júnior (Republicanos), Eduardo Braide (Podemos), Neto Evangelista (DEM) e Jeisael Marx (Rede), tiveram os seus nomes vinculados a boatos espalhados por aplicativo de troca de mensagens [whatsapp] e por sites de relacionamento como twitter, facebook e instagram.

O mais recente caso teve como vítima Duarte Júnior. Um vídeo compartilhado por um número com registro de Goiás (DDD 62), chama o deputado estadual de mentiroso e questiona o fato do candidato recorrer sistematicamente à estratégia de pedir desculpas, após ato falho.

No vídeo, há ênfase a respeito do pedido de desculpas feito por Duarte após ter repercutido de forma negativa a aglomeração provocada pela convenção partidária que consolidou a sua candidatura.

Já Eduardo Braide tem sido vítima de perfis apócrifos criados nas redes sociais. No instagram, por exemplo, o perfil @rubensjuniordebochado – que marca na sua bio o perfil oficial do adversário, Rubens Júnior (PCdoB) -, tem promovido uma série de ataques contra Braide e publicado informações positivas ao candidato do PCdoB.

Em uma publicação, há comparação entre Braide e um sabão neutro. “Sabão neutro ou Eduardo Braide. O sabão pelo menos é limpo. Pelo menos um serve para alguma coisa“, destaca a legenda.

O perfil também faz referências ao caso Anajatuba, utilizado massivamente na campanha eleitoral de 2016 contra Braide, após ele ter conseguido espaços no segundo turno.

“Miguelista”

Outro candidato alvo de ataques é Neto Evangelista. Dois vídeos circularam em mensagens de whatsapp com conteúdo apócrifo contra o deputado estadual. Nos vídeos, ele é chamado de “Neto Miguelista”, uma forma pejorativa de afirmar que o candidato mente em suas proposições.

Ele também foi atacado por ter feito aliança com o MDB, da ex-governadora Roseana Sarney.

Quanto ao jornalista Jeisael Marx atacam a credibilidade do candidato e apontam incoerência no seu discurso. Marx foi atacado porque classificou a sua candidatura como independente. Isso depois de o deputado federal afirmar em entrevista que o partido do candidato pertencia ao mesmo campo político do PCdoB.

Mais

Campanha

Começa oficialmente neste domingo (27), a campanha eleitoral. Serão 50 dias de movimentação dos candidatos para convencer o eleitorado do voto. O prazo vai até o dia 14 de novembro. O pleito está marcado para o dia 15 daquele mês. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começará no dia 9 de outubro.

TRE/MA concluiu ciclo sobre regras eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) concluiu na última terça-feira, o Ciclo de Palestra que tratava das regras para as eleições municipais deste ano.

O projeto foi idealizado pelo presidente do tribunal, desembargador Tyrone Silva, com apoio do corregedor, desembargador Joaquim Figueiredo. O objetivo do Ciclo foi repassar informações sobre os aspectos mais relevantes previstos na legislação eleitoral para o pleito 2020.

Na ocasião da conclusão das palestras, Tyrone Silva afirmou que o evento atendeu aos objetivos e serviu para esclarecer sobre as regras eleitorais, além de mostrar todos os cuidados sanitários que a Justiça Eleitoral vem adotando para garantir segurança para juízes, servidores, mesários e eleitores.

Membros da Corte, Ministério Público Eleitoral e Técnicos do TRE discutiram temas como convenções partidárias, registro de candidaturas, propaganda eleitoral, prestação de contas eleitorais e segurança do voto eletrônico. Também foram abordados a participação feminina na política, combate à desinformação e alterações no procedimento de votação em razão da pandemia.

 

 

Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com. Siga, também o Imaranhao no TwitterInstagram e curta nossa página no Facebookse inscreva no nosso canal no Youtube. Entre em contato com nossa redação pelo WhatsApp ou ligue (98) 99192-0896

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: