O número de mortes por coronavírus no Estado de São Paulo chegou a 1015 e o numero de casos passa dos 14 mil. Um homem de 79 anos morreu no sábado (18) no Hospital de Campanha do Anhembi.
Para que a situação não piore nas próximas semanas, a prefeitura de São Paulo e de outras capitais estão tornando obrigatório ou pelo menos recomendável o uso de máscaras por qualquer pessoa. O prefeito da capital paulista, Bruno Covas, pede que a população colabore com a medida.
Belo Horizonte, Cuiabá, Goiânia e Salvador também já decretaram a obrigatoriedade das máscaras nas ruas e no comércio para conter o avanço do novo coronavírus.
Na cidade do Rio de Janeiro, o uso passa a ser obrigatório na quinta feira (23). Para dar o exemplo, o prefeito Marcelo Crivella voltou a aparecer com o item ao vistoriar um pulverizador para higienizar pessoas neste domingo.
O médico otorrinolaringologista Vitor Chen diz que a máscara ajuda a evitar a contaminação do ambiente. Dependendo do local, o descumprimento da determinação pode ser punido com multa, sanção administrativa e até cassação de alvará de estabelecimentos.
Em Santa Catarina, a medida é mais ampla, atingindo todo o Estado. A fiscalização fica a cargo da Vigilância Sanitária.
*Com informações do repórter Victor Moraes