Carta do Centro de Direitos Humanos de Barreirinhas “Todas As Vidas Valem”

Somos uma entidade da sociedade civil maranhense e barreirinhense, que faz parte do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Somos espaço de articulação e mobilização de militantes, ativistas, agentes populares, trabalhadores e operadores de Direitos Humanos.

Atuamos na promoção, proteção, defesa e reparação dos direitos e da dignidade de todas as pessoas, e de todas as formas de vida.
No decorrer do ano de 2020 estamos participamos da Campanha Nacional afirmando que: “Todas as Vidas Valem”. É uma reação a favor do valor, do respeito de todas as formas de vida, da natureza, dos animais e de todas as pessoas, mas de modo preferencial daqueles e daquelas que historicamente tem tido mais violações aos seus direitos: negros e negras, indígenas, mulheres, LGBTQIs, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, jovens, idosos, pessoas privadas de liberdade e crianças.

Pela nossa História, percebemos a construção de sistemas estruturais e culturais de morte, os quais determinam que vidas devem ser descartadas, desconsideradas, extintas e matadas. As formas de ceifar as vidas acontecem por diversos tipos de violências, que podem afetar a integridade física e psicológica das pessoas, mas também retirando delas as condições dignas de vida.
Essa situação se agravou ainda mais com a pandemia do novo Coronavírus, resultando em milhares de pessoas doentes e milhares de pessoas que perdem a vida todos os dias.

Causa a nós, indignação e revolta, os descasos e as indiferenças do Presidente Bolsonaro e seu governo. Ao invés de se importarem com a saúde e a vida de nosso povo, dedicando em combater e controlar a pandemia, ao contrário, fomentam ódio, divisão, se preocupando em desconstruir nossas conquistas de direitos e implantar a ditadura e acabar com a Democracia em nosso País.
Repudiamos todas as formas de violência praticada por autoridades públicas contra a natureza e as comunidades tradicionais das unidades de conservação, de modo particular, do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Face a atual situação, viemos confirmar a nossa missão com a proteção e a defesa de todas as Vidas. É necessário desconstruir o sistema de violação de direitos e desvalorização da dignidade e da vida. Convidamos todos e todas a se juntarem a nós, assumindo os nossos compromissos de lutas:
* Promover, cultivar e afirmar todas as vidas acima da economia, dos interesses de empresas e mercados nacionais e internacionais.
* Compreender que todas as Vidas são de um valor infinito e não podem ser descartadas, discriminadas, dispensadas e nem matadas.
* Construir uma sociedade justa, livre, igualitária, com respeito e acolhida às diferenças, social e culturalmente inclusiva.
* Buscar cada dia, renascer e nos refazer como pessoas novas, com novas relações e novas convivências.
* Reafirmar o compromisso, pelo respeito e amor à Terra, como nossa grande Mãe, Casa Comum de todas as formas de Vida.
* Cuidar, cultivar e preservar com carinho o meio ambiente e os seus recursos naturais.
* Lutar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), com garantia de atendimento digno e humanizado a todas as pessoas de nosso País.
* Exigir o envolvimento responsável de todas as Autoridades Públicas, Profissionais e Trabalhadores em saúde no combate e controle da pandemia do COVID-19.
* Defender a garantia de todos os direitos aos trabalhadores e profissionais da saúde, da segurança pública, de funerárias com equipamentos e condições de trabalho adequados.
* Continuar lutando pela reestruturação e aprimoramento dos Conselhos e Comitês de Políticas públicas, restruturação destes Espaços de Participação social, instrumentos de uma sociedade democrática.

Declaramos Luto por todas as pessoas que perderam suas vidas, vítimas do COVID-19 e de todas as outras decorrentes da violação e negação dos direitos humanos. Vamos juntar nossas forças, nos unir através de um Comitê pela Vida e pela Democracia.
Vamos fazer ecoar o nosso grito de campanha: “Todas as Vidas Valem “.

Barreirinhas – MA, 22 de Junho de 2020

Centro de Direitos Humanos de Barreirinhas – CDHB.

 

Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com. Siga, também o Imaranhao no TwitterInstagram e curta nossa página no Facebookse inscreva no nosso canal no Youtube. Entre em contato com nossa redação pelo WhatsApp ou ligue (98) 98400-0977.

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: