Circulação de veículos em São Luís cai 60% no primeiro dia de lockdown

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, publicou em rede social, na madrugada de hoje (6), que a redução no tráfego de veículos na capital no primeiro dia de lockdown foi de 60% em relação ao dia anterior.

Mais cedo, ele havia postado um balanço parcial que apontava 46%. Horas depois, com o relatório completo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), os números mostraram um resultado positivo após o decreto de lockdown do governo do Maranhão, que restringe a circulação e paralisa atividades não essenciais em São Luís e região metropolitana por 10 dias.

O objetivo do bloqueio é fazer com que seja cumprido o isolamento social e reduzir a curva de casos da Covid-19 na Ilha de São Luís.

As barreiras foram montadas em cerca de 50 pontos da Ilha e conta com agentes de trânsito, Guarda Municipal, Blitz Urbana e policiais militares.

A redução no fluxo de veículos foi verificada nas principais avenidas da capital, como Guajajaras, São Luís Rei de França, Carlos Cunha, Colares Moreira, dos Franceses, Jerônimo de Albuquerque, Lourenço Vieira da Silva e Daniel de La Touche onde foram feitas interdições.

As equipes vão continuar realizando o bloqueio, fiscalizando e orientando a população sobre a importância do isolamento para reduzir os casos da Covid-19. Quem for parado nas barreiras precisa apresentar documento que comprove estar em deslocamento por exercer função essencial no serviço público ou privado como profissionais da saúde, de segurança, de trânsito, limpeza urbana, do setor de alimentos, entre outros.

Quem precisar sair de casa para ir comprar alimentos, medicamentos, buscar atendimento médico entre outros, considerados essenciais, também tem que justificar a necessidade de ir a estes estabelecimentos.

Outra medida importante que contribuiu para o menor número de veículos circulando na cidade foi a redução de 50% da frota do transporte coletivo, que também foi fiscalizado para assegurar que condutores e passageiros cumpriam o que que determina a decisão judicial e os decretos estadual e municipal que disciplinam o lockdown em São Luís. Todos devem fazer uso de máscaras, tanto passageiros, motoristas e cobradores. Também está proibido o do transporte de pessoas em pé.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: