Coluna do Professor Ameliano Farias: O desconforto da Mudança

Mudanças causam espanto, incômodo, murmuro. (Foi assim com o povo Hebreu, quando saiu do Egito, e isso se prolongou durante toda peregrinação). Isso se dar pela acomodação, pela sensação de que mudança dá trabalho, mudar filhos de escola, conquistar novos vizinhos, estabilidade no emprego. Tudo isso se dar pelo fato de que, não temos o costume de nós ariscar, ou mesmo para não desagradar os envolvidos.
Mas a vida deve ser uma constante reflexão!

Tais reflexões devem nos levar a tomarmos decisões responsáveis e conscientes. Tendo o bom senso que, nossas decisões hoje refletirão num futuro próximo, e que todos seremos afetados diretamente! Penso que chegou a hora de deixarmos para o passado a velha politica do: nem morto, não simpatizo, é igual, não gosto,sem nem experimentar. E adotarmos a politica do Melhor, do somar,do tempero que ainda não foi experimentado.

É insano responsabilizar alguém por erros de terceiros ou até mesmo jugar.
Sempre procuramos apontar quem respeita, desrespeita, responsável, irresponsável, culpados, inocentes, mentira e verdade, temas estes, abordados diuturnamente nas redes sociais ou rodas de conversas, conclusão: Somos alto suficientes críticos, mas imaturos quando o canhão da crítica está apontado em nossa direção, ainda que isso ocorra inocentemente, ou simplesmente pela falta de leitura do nosso entorno.
Lutas internas tem sido travado sobre o que seria melhor, mas que não fizesse que teus “amigos”, seguidores de ontem, não virem a cara para você. Mas a verdade é que a decisão é sua, e nossas decisões sempre tem repercussão positiva ou não.

O respeito deve nortear decisões, sempre considerando que mudança de trajeto no meio do caminho (vida) é opcional e não nos torna desafetos!
Quando mudamos os rumos, e seguimos pontos cardeais distintos, alguns adjetivos a nós são elencados.
Principalmente se tratando de”política”. É
Compreensível a indignação de cada um, principalmente num espaço democrático. Espaço onde todos expõe suas inquietações, angústias… lugar onde se decide que fica, quem sai.
Mas também é nesse espaço democrático que a ingenuidade também impera na vida dos ditos intelectuais…dos que pensam!

E os oportunistas não perdem tempo para usar os que aceitam o jugo da “liberdade”, do “direito”!
Como diz a palavra: “Nem tudo que me convêm é lícito!”

1 thought on “Coluna do Professor Ameliano Farias: O desconforto da Mudança

  1. Parabéns pela bonita reflexão, sabia!!! Uma realidade…..se não somos aquilo que um dia almejamos, quem sabe é porque nunca depois do sonhar, nos movemos, nos levantamos….

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: