Confira as principais notícias dessa manhã

Confira os destaques de ontem e comece o dia bem informado:

PT aciona PGR, CGU e Conselho de Ética por vídeo sobre golpe de 1964

Bolsonaro sempre defendeu que não houve ditadura militar no Brasil

Bolsonaro sempre defendeu que não houve ditadura militar no Brasil
Foto: DW / Deutsche Welle

As bancadas do PT na Câmara dos Deputados e no Senado Federal entraram com representações na Procuradoria-Geral da República (PGR), na Controladoria Geral da União (CGU) e na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão pedindo a investigação sobre as circunstâncias de produção e publicação do vídeo apócrifo favorável ao golpe militar de 1964 divulgado em grupos de mensagens controlados pelo Planalto. Os parlamentares também representaram contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no Conselho de Ética da Câmara pela distribuição do material em suas redes sociais.

Governo busca explicações para vídeo sobre 1964

Reprodução do vídeo divulgado pelo Whatsapp oficial do Planalto
Reprodução do vídeo divulgado pelo Whatsapp oficial do Planalto

Foto: Reprodução/Twitter Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) / Estadão Conteúdo

O vídeo em defesa do golpe de 1964, distribuído no último domingo, 31, por uma rede social do Palácio do Planalto, virou um jogo de empurra entre alas do governo. Depois de ter confirmado o envio do material por meio de uma lista de distribuição do Whatsapp, o governo agora levanta dúvidas sobre o caso e diz que o vídeo teria sido “supostamente” divulgado pela Secretaria de Comunicação (Secom).

Defesa de Temer elogia decisão que libertou ex-presidente

Temer, que chegou a ser preso na semana passada, é alvo de um total de dez inquéritos

Temer, que chegou a ser preso na semana passada, é alvo de um total de dez inquéritos Foto: DW / Deutsche Welle

O advogado Eduardo Carnelós, que cuida da defesa do ex-presidente Michel Temer, afirmou nesta segunda-feira, 1º, que a decisão que concedeu liminar para determinar a libertação de Michel Temer “é sólida, consistente e amparada no Direito”.

Falência de gráfica do Enem e crise no MEC causam apreensão

Ministério da Educação (MEC)
Ministério da Educação (MEC) Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado / Estadão Conteúdo

A falência da gráfica cotratada para imprimir as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, somada à série de demissões no Ministério da Educação (MEC) nos últimos meses, trouxe preocupações aos estudantes que pretendem realizar o exame. Em colégios e cursos pré-vestibular, o maior receio é pelo receio de mudanças no calendário e no conteúdo. Coordenadores de curso têm se esforçado para tranquilizar os alunos.

Católicos queimam livros de ‘Harry Potter’ na Polônia

Livros da saga 'Harry Potter' e outros itens 'malignos' foram queimados em igreja na Polônia
Livros da saga ‘Harry Potter’ e outros itens ‘malignos’ foram queimados em igreja na Polônia Foto: Fundação SMS z Nieba/Facebook / Estadão Conteúdo

Padres católicos do norte da Polônia queimam livros incluindo alguns da saga Harry Potter, além de outros itens que, segundo seus proprietários,teriam forças malígnas. Imagens da queima de livros realizada no domingo, 31, em uma igreja de Gdansk foram publicadas no Facebook pela fundação católica SMS z Nieba.

Crivella é alvo do 2º pedido de impeachment em quatro dias

Marcelo Crivella, prefeito do Rio
Marcelo Crivella, prefeito do Rio /Foto: José Lucena / Futura Press

Foi protocolado nesta segunda-feira, 1º, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, mais um pedido de impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB). É o segundo em quatro dias – o primeiro, apresentado na última quinta-feira, 28, foi recusado pelo presidente da Câmara, vereador Jorge Felippe (MDB).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: