Congresso aprova convocação de Guedes para ouvi-lo sobre offshore

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 5, a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para ouvi-lo acerca de suas movimentações financeiras no exterior por meio de uma empresa offshore.

No fim de semana, um grupo chamado Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (CIJI) obteve documentos e vazou informações sobre os offshores do ministro da Economia em paraísos fiscais. Ter empresas desse tipo não é crime, desde que seja declarada à Receita Federal, como é o caso de Guedes.

Os requerimentos aprovados nesta terça-feira são de autoria dos deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) e Paulo Ramos (PDT-RJ). Por se tratar de convocação, o ministro da Economia é obrigado a comparecer à comissão. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), pediu que a convocação fosse transformada em convite, mas os parlamentares negaram.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado também aprovou requerimentos de convocação de Guedes e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que também tem empresa offshore no exterior, segundo o consórcio. Nesse caso, contudo, os requerimentos foram transformados em convite. A sessão será realizada em 19 de outubro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: