Conheça o circuito Lagoa Azul na CN Turismo com pacotes incríveis

Para quem está hospedado em Barreirinhas, o Circuito da Lagoa Azul é um passeio imperdível. Neste post, contaremos todos os detalhes do Circuito da Lagoa Azul.

Dependendo da época do ano que você visitar os Lençóis Maranhenses, o número de lagoas do circuito pode mudar. E você não pode deixar de conhecer a Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa Azul, Lagoa do Peixe e Lagoa da Paz.  É neste passeio que você irá ver os Grandes Lençóis Maranhenses dos guias de viagens, livros, revistas e  do cinema.

O Circuito da Lagoa Azul proporciona ao turista uma visão mais ampla dos Lençóis Maranhenses. Do alto das dunas, você irá avistar muitas outras dunas e lagoas, formando imensos oásis. É tudo muito perfeito! Garantimos que poucas coisas no mundo são tão fascinantes como os Lençóis Maranhenses. É aquele cenário que nos faz ter muito orgulho das nossas belezas naturais e de ser brasileiro.

Lençóis Maranhenses: beleza única

Circuito da Lagoa Azul é o mais movimentado que se pode fazer, pois é o principal passeio para aqueles que realizam o bate e volta São Luís x Barreirinhas, roteiro muito escolhido pelas pessoas idosas e famílias com crianças.

A melhor época para se visitar os Lençóis Maranhenses é de Junho a Agosto. É possível que em Maio ou Setembro, você encontre lagoas cheias, mas é arriscado. No verão, você vai encontrar muitas lagoas vazias e o impacto não será o mesmo. Portanto, programe sua viagem para Junho, Julho ou Agosto.Não se preocupe com inverno, nessa época do ano quase não chove lá. A época de muitas chuvas nos Lençóis Maranhenses é Abril e Maio. As lagoas são formadas com água da chuva. E com elas, o lençol freático eleva-se acima do chão, com isso as lagoas temporárias se formam.

Chegando ao  Circuito da Lagoa Azul dos Lençóis Maranhenses

Para conhecer o paraíso, é preciso contratar o passeio numa na agência CN TURISMO em Barreirinhas, para fazer o Circuito da Lagoa Azul, O pessoal da CN TURISMO  busca e deixa você na pousada que estiver hospedado. Fique atento, pois não são todas as agências de turismo que fazem isso. Além disso, reservando antes pela internet, a CN TURISMO  tira todas as suas dúvidas. Durante os passeios não ficavam apressando a galera em lugar nenhum, e deixa todos bem a vontade. Das dezenas de agências que fazem passeios em Barreirinhas, a melhor é a CN TURISMO com dezoito anos de história a serviço do turismo

A CN TURISMO  oferece esse passeio no período da manhã ou no período da tarde.

É bom fazr esse passeio no período da tarde, pois pela manhã o clima é mais quente. Além das belas lagoas, você poderá ver um imperdível pôr-do-sol. Então, se você puder, faça este passeio no período da tarde. 😉

Segue-se até as dunas a bordo de um veículo 4×4. Durante o trajeto, é necessário que o veículo 4×4 faça a travessia do Rio Preguiças de balsa. A travessia é bem curta e tranquila e depois o passeio segue por 12 km trilha de areia. Dependendo das condições da trilha, a viagem dura aproximadamente a 1 hora.

Travessia do Rio Preguiças em direção as Lagoas dos Lençóis Maranhenses

Rio Preguiças: travessia dura aproximadamente 5 minutos

Esteja preparado para a adrenalina, pois como o veículo precisa ir numa velocidade constante para não atolar, ele irá passar por buracos, lamas, poças d’agua e os solavancos dentro do carro são constantes. É um intenso rali! Isso pode ser um problema para crianças, idosos ou para quem acabou de almoçar. Ah, tome cuidado com os galhos! Em alguns momentos, o veículo passa bem próximo a vegetação. Nesse trecho, você verá gigantescas plantações de cajueiros.

Trilha de Areia: aproximadamente 1 hora de solavancos dentro do veículo 4×4.

No fim da trilha de areia, o veículo finalmente estaciona junto a outros. E após a intensa adrenalina da viagem na trilha, você chegará ao Parque Nacional dos Lençóis MaranhensesAo descer do veículo, você já se depara com as lindas dunas.

Chegada as Lagoas, parada para inicio da caminhada: Carros não podem subir nas dunas

Há algum tempo, o IBAMA proibiu a circulação de veículos pelas dunas dos Lençóis Maranhenses, pois segundo eles acelera o processo de transformação da paisagem. Caso o veículo seja pego pelo IBAMA, a multa é bem salgada.

Para chegar a primeira lagoa e todas as outras, é necessário fazer uma caminhadas, subindo e descendo dunas. Seguimos em caminhada em direção ao oásis. Dica: Para caminhar nas dunas, chinelos são a melhor companhia. Não se esqueça deles!

Conheça as Lagoas do Passeio da Lagoa Azul dos Lençóis Maranhenses

A primeira foi a Lagoa da Preguiça, que dizem ter esse nome porque depois do sufoco do caminho você chega e quer ficar só nela. E realmente faz bastante sentido.

Lagoa da Preguiça: a primeira lagoa do Circuito Lagoa Azul

Durante o caminho e antes de chegar a Lagoa Azul, se passa pela Lagoa da Esmeralda. Apesar de menor, também é linda.

Lagoa da Esmeralda: Outra maravilha para ser usada e admirada.

Lagoa da Esmeralda: É contemplar a paisagem e se banhar!

Após a Lagoa da Esmeralda, se caminha por mais 15 minutos e finalmente chega na esperada Lagoa Azul.

Lagoa Azul: Momento garota do fantástico

Após a Lagoa Azul e com mais alguns minutos de caminhada, você irá conhecer a Lagoa do Peixe, única lagoa perene e que se mantém com água durante todo ano.

Lagoa do Peixe: A única que não seca

Antes do pôr-do-sol, se faz outra caminhada em direção a última Lagoa do circuito. Tem que encarar, mais uma vez, as dunas e sol forte que faz nos Lençóis Maranhenses.

Depois de uma longa caminhada, antes de subir na duna mais alta para ver o pôr do sol, pode fazer uma parada na Lagoa da Paz, última do passeio.

Lagoa da Paz: última parada antes do pôr do sol

O pôr do sol do Circuito da Lagoa Azul dos Lençóis Maranhenses

Atração mais esperada do passeio, o pôr-do-sol é realmente fascinante. Disputadíssimo, tem que correr para pegar um bom lugar para fotografar. Neste momento, as dunas mais altas ficam bem cheias de gente e em alguns momentos pode ser difícil de fotografar, mas nada que impeça você registrar esse espetáculo da natureza.

O alto das dunas ficam lotadas de turistas

O espetáculo começou! É preciso correr para não perder nenhum ângulo

Terminado o espetáculo, é hora de embarcar no veículo para mais uma 1 hora de solavancos na trilha de areia. Todo esforço vale a pena, os Lençóis são de fato o que vemos nas fotos… Maravilhoso!! 😀

Colaborou:Deixaeuviajar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: