Copa do Nordeste 2020 terá sorteio dos grupos na noite desta quinta-feira, em Aracaju

A Copa do Nordeste de 2020 começará a ser desenhada nesta quinta-feira, às 19h30, quando acontece, em Aracaju, o sorteio dos grupos da próxima edição. A competição seguirá o mesmo formato da disputada este ano, com as 16 equipes sendo divididas em dois grupos de oito clubes, com os times enfrentado os da outra chave. Para garantir a realização de clássicos na primeira fase, o sorteio ocorre de forma dirigida.

A regra se aplica aos representantes de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco, o único com três clubes na disputa. Sendo assim, já se sabe que Santa Cruz e Sport (que volta a disputar o Nordestão após dois anos) ficarão em grupos diferentes e se enfrentarão na primeira fase, disputada com jogos só de ida. Já o Náutico, por ter o pior ranking entre os pernambucanos será sorteado para saber em qual grupo estará.

Também para tentar dar um maior equilíbrio às chaves, os potes do sorteio também foram separados de acordo com o ranking da CBF. No pote 1 estão Bahia, Sport, Vitória e Ceará. No dois, Santa Cruz, CRB, Fortaleza e Náutico; no pote três se encontram ABC, CSA, Botafogo-PB e América-RN e por fim, no pote quatro, estão Confiança, River, Imperatriz e Frei Paulistano-SE.

A definição dos potes também serve para a divisão das cotas da primeira fase. Os valores das premiações da edição de 2020, no entanto, ainda não foram definidas. Mas deverá superar os R$ 31,4 milhões distribuídos na edição deste ano.

Após a primeira fase, os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, onde os duelos passam a valer dentro das chaves (1A x 4A, 2A x 3A, 1B x 4B e 2B x 3B). Os vencedores fazem a semifinal e em seguida a decisão, também em sistema eliminatório.

A Liga do Nordeste ainda negocia junto à CBF mais duas datas além das 12 garantidas para a competição (oito nos grupos e quatro no mata-mata. Assim, as fases de quartas e semifinal também poderiam ser disputadas em ida e volta, como acontece com a decisão.

Este ano, o título ficou com o Fortaleza, que derrotou na final o Botafogo-PB. Náutico e Santa Cruz caíram nas semifinais. Pernambuco conta com quatro títulos da Copa do Nordeste, sendo três com o Sport (1994, 2000 e 2014) e um com o Santa Cruz (2016).

Fonte: Futebol Nacional

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: