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Denúncia Paulino Neves

Descaso: Mesmo com dinheiro em caixa, Diringa abandona escolas em povoados de Tutóia

O descaso na educação de Tutóia já um fato cotidiano e no que se refere às escolas de povoados do município estão um verdadeiro caos, é falta de merenda escolar, denúncias de descasos com professores, e escolas construídas que ficaram com menos de 20% para término e há quase dois anos o canteiro de obras se encontra em abandono.

Unidades no padrão  de escolas dignas que certamente iriam contribuir de forma significativa para a aprendizagem das crianças dos povoados do município.

O que chama atenção para esse descaso no término das escolas é a desculpa usada pela atual gestão, é que, “não há verba para a conclusão das mesmas”.

Percorremos por um dia algumas escolas que ficaram para ser terminadas, faltando pouco para ser entregue a população. A primeira unidade que vive no abandono é no povoado Buritizinho, que falta apenas pequenos detalhes para ser terminada, porém a falta de vontade da gestão tem causado transtornos aos alunos e à população. Mesmo com mais de 10 milhões em caixa deixados pela ex-gestão, o atual prefeito alugou uma casa com quase nenhuma estrutura para abrigar os alunos.

Pais de alunos relatam que o atual prefeito, quando ainda em campanha prometeu terminar a unidade. Porém ao sair vencedor nas eleições alegou que não há dinheiro.
Uma professora que não quis se identificar, falou que neste ano imaginou que não iria mais ter aula e que somente agora, já quase no meio do ano, a casa foi alugada para que as aulas se iniciassem.

Andando mais um pouco chegamos ao povoado Santana dos Carvalhos, onde novamente uma escola nos padrões de escola digna está jogada ao léu da sorte. Salas que poderiam estar servindo para comportar os alunos de forma digna e assim ajudar a aprendizagem de muitos, hoje servem de local para muitos usarem drogas ou fazerem necessidades fisiológicas. Uma quadra que seria de suma importância para desenvolver o esporte dentro da escola, hoje serve para os animais ficarem. Uma triste realidade encarada pelos moradores que têm que muitas vezes mandar seus filhos para a sede do município em busca de um estudo melhor.

Enquanto isso, os alunos têm que estudar em uma escola que praticamente falta tudo, e a deterioração é vista a olho nu. Os pais reclamam do abandono da escola atual e pedem que seja terminada o quanto antes a que foi deixada para ser terminada, faltando pouca coisa

 

Nosso último destino em busca do descaso com as unidades é o povoado São Benedito, distante cerca de 30 km da sede de Tutóia e ao chegarmos lá, o descaso é visto a olho nu e cada dia só piora. No local o mato praticamente já tomou conta do local que é quase impossível ver a estrutura completa da escola.

Em conversa com os moradores, a notícia se repete, que o ex-gestor deixou dinheiro em caixa, porém o atual prefeito alega que não há recursos, porém quando esteve no povoado em campanha prometeu que terminaria a escola, dois anos se passaram e nada mudou.

U. I. Josecílio Araújo Silva/ Povoado Buritizinho 

U. I. Josecílio Araújo Silva, funciona atualmente em uma casa alugada / Povoado Buritizinho 

U. I. Josecílio Araújo Silva/ abandonada/ Povoado Buritizinho 

U. I. Josecílio Araújo Silva/ interior do prédio / Povoado Buritizinho 

U. I. Josecílio Araújo Silva/ interior do prédio / Buritizinho 

U. I. Josecílio Araújo Silva/ interior do prédio/ Buritizinho 

U. I. Josecílio Araújo Silva/ interior do prédio/ Povoado Buritizinho 

U. I. Josecílio Araújo Silva/ interior do prédio / Povoado Buritizinho

Unidade abandonada no povoado Santana dos Carvalhos 

Unidade abandonada no povoado Santana dos Carvalhos 

Unidade abandonada no povoado Santana dos Carvalhos 

Unidade abandonada no povoado Santana dos Carvalhos 

Unidade abandonada no povoado São Benedito 

Enquanto isso, alunos têm que se espremer dentro de uma escola com vários problemas, entre eles, a falta de estrutura mínima. A unidade em que os alunos têm aula hoje, está totalmente deteriorada.

Uma educação de qualidade na escola é resultado de um conjunto coerente de processos que devem ser planejados, rígidos e efetivados para se garantir a qualidade no sistema de ensino, potencializando a pluralidade de abordagens na educação

A Constituição Federal do Brasil diz que a educação é um direito de todas e todos, e que as crianças devem ingressar na escola aos 4 e permanecer nela até, no mínimo, os 17 anos de idade.

Isso significa que o Estado deve, em primeiro lugar, criar condições para que as crianças e adolescentes acessem a escola. Garantir o acesso e a permanência envolve a construção de escolas suficientes pelos territórios brasileiros, mobilidade e acessibilidade, e que não haja qualquer tipo de discriminação ou impedimentos para a matrícula.

É importante ressaltar que a ex-gestão de Romildo Damasceno deixou em caixa, cerca de 9 milhões de reais, como mostram esse estrato do ano de 2020. Em valores atuais estão chegando a quase 11 milhões, porém a atual gestão insiste em dizer que não há recursos. Enquanto isso o descaso continua e as crianças ficam sem seu direito garantido, uma educação de qualidade. Pois parece que, quem comanda o município no momento não tem sensibilidade com a aprendizagem das crianças destes povoados.

Veja a reportagem 

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