A notícia em questão apresenta informações distorcidas e inverídicas sobre a situação do paciente em questão. Contrariamente ao que foi afirmado na matéria, gostaríamos de enfatizar que o Município de Tutóia, sempre que necessário, vem cumprindo rigorosamente com as determinações de cada caso.
Cumpre esclarecer que o processo 913.47.2016.8.10.0137 trata-se de um pedido de internação compulsória, no qual somente em junho de 2022, esta Secretaria de Saúde foi notificada a cumprir a determinação judicial de internação e encaminhamento ao Hospital Psiquiátrico, o que foi devidamente cumprido, conforme prova em anexo.
Além disso, é importante mencionar que o Município de Tutóia, em 16 de outubro de 2023, recebeu solicitação do Ministério Público para providenciar uma avaliação médica do paciente e, se indicado, proceder à imediata internação. Após receber a solicitação, foi agendada e comunicada à família a consulta do paciente para esta sexta-feira, 20 de outubro, a partir das 07:00h, para consulta e avaliação psiquiátrica.
Lamentamos a disseminação dessas informações inverídicas, pois elas geram um clima de desconfiança e preocupação entre a população. É importante que os veículos de comunicação desempenhem um papel responsável na divulgação de notícias, verificando as fontes e buscando a imparcialidade, a fim de evitar alarmismo e desinformação.
Solicitamos que esta retratação seja publicada na mesma seção e com a mesma visibilidade dada à notícia original, a fim de garantir que a correção seja amplamente divulgada e que a verdade seja restabelecida perante o público.
Por fim, informamos que estão sendo tomadas medidas judiciais cabíveis para a responsabilização dos danos causados à Administração Pública.
Atenciosamente,
Alexandre José Neves Baquil
Secretário Municipal de Saúde