Eleições 2020: Portal Imaranhão irá exibir entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Barreirinhas

Barreirinhas é uma das cidades mais importantes do Maranhão quando se fala em turismo, pois é a principal entrada dos Lençóis Maranhenses, e podemos elevar esse nível de cidade importante do Maranhão, como também do Brasil, pois tria com majestade no roll de demais cidades turísticas do País.

Em toda sua trajetória, desde sua emancipação politica que ocorreu em 29 de março de 1938, através da Lei n° 45, data em que se comemora o aniversário da cidade. A principal via de acesso era através do Rio Preguiças, por barcos à vela, que passavam vários dias para chegar à capital do estado do Maranhão. Na década de 70, a cidade experimenta o primeiro surto de mudanças sociais, provocadas, principalmente, pela descoberta do potencial petrolífero e gás do bloco de Barreirinhas.Porto : Barreirinhas, MA - [19--]

Resultado de imagem para Quantos povoados tem Barreirinhas?

Considerado um primeiro surto de crescimento acelerado da cidade com o surgimento de bairros como Canequinho, Cebola e Aeroporto. Na década de 1990 surge um novo surto de crescimento através da ampla divulgação das belezas naturais da região, a exemplo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Caburé, Atins e Mandacaru. Diversos empreendimentos turísticos de pequeno, médio e grande porte se instalaram na cidade. Barreirinhas, outrora pacata e acolhedora, se transforma rapidamente em pólo turístico de renome internacional.Praça da matriz : Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição : Barreirinhas, MA - [19--]

O crescimento acelerado do turismo trouxe em seu bojo novos desafios que se somam aos anteriores. Contam os mais antigos moradores que o nome de Barreirinhas, teve sua origem devido às paredes de barro (argila) que existem às margens do Rio Preguiças, às vezes ladeadas por dunas de areia e que foram denominadas, popularmente, de “Barreirinhas”, termo que já era utilizado na região no fim do século XVII, bem antes da criação do município.Resultado de imagem para Quantos povoados tem Barreirinhas?

A distância e tempo entre a cidade de São Luís Maranhão e a cidade de Barreirinhas Maranhão é de  257,4 km e 3 h 42 min via BR-402.

Resultado de imagem para Quantos povoados tem Barreirinhas?

Barreirinhas é um município do estado do Maranhão, no Brasil. O município é conhecido por ser a “porta de entrada” da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses, que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como “Deserto Brasileiro”. Possui uma população de 62.458 habitantes em 2017 .Resultado de imagem para Quantos povoados tem Barreirinhas?

Resultado de imagem para Quantos povoados tem Barreirinhas?

Imagem relacionada

Até o século XVI, a região atualmente ocupada pelo município era tradicionalmente habitada pela etnia indígena dos potiguaras, a cidade conta com o comércio urbano e a região chamada de Feirinha, no centro da cidade. A pesca é outro setor econômico lucrativo, pois o Rio Preguiças é um rio bem extenso e com diversas variedades de peixes.Resultado de imagem para Quantos povoados tem Barreirinhas?

A agricultura local conta com a plantações de bananas, melancias, e claro, o milho, a mandioca e o feijão.

Imagem relacionada

Complexo Eólico de Delta 3

A cidade é sede de 48 aerogeradores do Complexo Eólico Delta III, que gera 220 MW e 13% da energia do estado. A região conta com a Bacia de Barreirinhas “BM-BAR-1” e “BM-BAR-3”, que são poços de petróleo a uma profundidade de 2000 a 2500 metros. Os navios-sonda “Deepwater Discovery” (a serviço da Devon Energy) e “NS 27” (Petrobras) estão fazendo perfuração na região desde o início de 2009.

Resultado de imagem para parque eólico delta 3

Bairros

Cidade Nova, Boa Fé, Residencial Mundico Cosme, Vila Anselmo, Canequinho, Riacho, Murici, Amapá, Carnaubal, Cruzeiro, Centro, Ladeira, Santarém, Aeroporto, Cebola, Residencial Brasil, Francelina, Boa Vista e o bairro Balneário São Domingos entre outros.Resultado de imagem para bairros de barreirinhas ma

Cidades vizinhas

Ao norte: Oceano Atlântico Ao sul: Santa Quitéria do Maranhão A leste: Paulino Neves, Tutoia e Santana do Maranhão A oeste: Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz.

Povoados

O municio tem em toda sua região tem 217 povoados que são divididos em várias regiões, como, Região das Areias, Região da praieira, Região do Barro entre outras.

Barreirinhas também é conhecida como um dos grande produtores do artesanato proveniente da fibra do Buriti, sendo um dos principais exportadores dos produtos artesanais para outros estados e países.Resultado de imagem para artesanato de barreirinhas

Vaquejada

Resultado de imagem para vaquejada de barreirinhas

Política

Desde seu inicio, mesmo quando ainda era uma província, Barreirinhas já se destacava com seus governantes, sempre bem representados, os primeiros gestores buscavam melhorias e rumar à um futuro auspicioso.

No começo, Barreirinhas foi dirigida pela figura dos intendentes, pessoas indicadas pelo Governo Estadual, até o ano de 1947, quando o General Eurico Gaspar Dutra , foi eleito presidente do Brasil e estabeleceu a redemocratização no país. Todos os representantes de cargos administrativos dos municípios passaram a ser eleitos pelo voto direto do povo, pelo povo e para o povo.

Primeiros intendentes e interventores de Barreirinhas 1922 – 1947

1 – 1922/1924

Intendente: Conrado Diniz Neves

Subintendente: Vitorino da Luz Castro

2- 1925/1927

Intendente: Manoel Carlos Godinho

Subintendente: José Gonçalves Rebêlo

3 – 1928/193

Intendente: Antonio José Godinho Filho

Subintendente: Delmiro Gomes Neves

4 – 1931

Intendente: Magno Veras

Subintende:

5 – 1932

Intendente: Acrísio Perdigão

Subintendente: Antonio Pedrosa Caldas

6 – 1932/1934

Interventor: Antonio Pedrosa Caldas

7 – 1935/1938

Interventor: Joaquim Soeiro de Carvalho

8 – 1939/1944

Interventor: Bernado de Araujo de Carvalho

9 – 1945

Interventor: José Matos Carvalho

1 – 1946

Subintende: Merval de Matos Carvalho

11 – 1946

Intendente: Joana Lins Neves

12 –  1946/1947

Manoel de Castro Rebelo (Duca)

Naquele ano de (1947, houve a primeira eleição em Barreirinhas. E o primeiro prefeito eleito democraticamente foi José Raimundo dos Reis, conhecido como Zé Reis; e vice-prefeito, Joaquim de Matos Carvalho. Zé Reis era casado com D. Rosinha, morava na Av. Estevão Castro (Av. Brasília).

Na administração do prefeito Zé Reis, foi construído o prédio da Prefeitura Municipal no local onde funciona até hoje. No local onde é a Prefeitura, antes era o mercado da cidade. A Câmara Municipal por vários funcionou  no prédio da prefeitura, na primeira sala ao lado direito de frente a praça.

Além do prédio da prefeitura, Zé Reis, construiu ainda o mercado público (hoje prédio da antiga Sec de Educação), a delegacia, o matadouro, o aeroporto e o galpão, logradouro onde se hospedavam os lavradores vindos do interior (atual Farol da Educação).

Na história política do município , até o atual momento, vinte e dois prefeitos comandaram Barreirinhas.

Atualmente o Poder Executivo tem como representantes eleitos o Prefeito Albérico de França Ferreira Filho  e Vice-prefeito José dos Reis Diniz Dias.

Nas eleições de 1947, houve um fato inusitado no mundo da política. Só tinha uma chapa concorrendo as eleições. Era candidato único .

Prefeitos que comandaram Barreirinhas

1947 – 1951

Prefeito: José Raimundo dos Reis – Vice: Joaquim de Matos Carvalho

1951 – 1955

Prefeito: Joaquim de Matos Carvalho – Vice: José Galas

1956 – 1961

Prefeito: Conrado da Rocha Ataíde – Vice: Coriolano de Castro Lins

1962 – 1965

Prefeito: Raimundo Cosme – Vice: Euvaldo Neves

1966 – 1969

Prefeito: Antonio José Godinho Neto – Vice: Domingos Araujo Castro

1970 – 1972

Prefeito: Antonio Edílson Olímpio de Melo – Vice: Antonio Marreiros Ferreira

1973 – 1976

Prefeito: Francisco Pedro Monroe Conceição – Vice: Raimundo Nonato Oliveira

1977 – 1982

Prefeito: Tales Castro Oliveira – Vice: Milton Dias Rocha

1983 – 1988

Prefeito: Francisco Pedro Monroe Conceição – Vice: José Augusto da Rocha

1989 – 1992

Prefeito: Ariéldes Macário da Costa – Vice: Mariano

1993 – 1996

Anselmo de França Ferreira – Vice: José Augusto da Rocha

1997 – 1999

Prefeito: Francisco Pedro Monroe Conceição – Vice: José de Jesus Rodrigues de Souza(Zequinha do Oscar)

1999 – 2000

Prefeito: Jose de Jesus Rodrigues de Souza (Zequinha do Oscar)

2000

Prefeito interino: José dos Reis Diniz Dias

2001 – 2004

Prefeito: Jose de Jesus Rodrigues de Souza (Zequinha do Oscar) – Vice: José de Ribamar Castro Ramos (Baial)

De 23/11/2004 a 31/12/2014

Prefeito: José de Ribamar Castro Ramos (Baial)

2005 – 2008

Prefeito:  Milton Dias Rocha Filho – Vice: Edmilson Alves Sousa

2009 – 2012

Prefeito:  Milton Dias Rocha Filho – Vice: José Augusto da Rocha Filho

De 01/01/2009 a 18/07/2009

Soraia Batista de Sousa

2009 – 2012

Prefeito: Albérico de França Ferreira Filho – Vice: José Cabral

2013 – 2016

Prefeito: Ariéldes Macário da Costa – Vice: Conceição de Maria França Correa

2017 – 2020

Prefeito: Albérico de França Ferreira Filho – Vice: José dos Reis Diniz Dias

Mulheres na política de Barreirinhas

Três mulheres exerceram importantes cargos políticos em Barreirinhas que merecem os devidos destaques.

Em 1946, Joana Lins Neves, conhecida como Moreninha, foi intendente municipal nomeada pelo governo do estado.

No poder Legislativo, a primeira vereadora a ser eleita foi Maria Madalena Gonçalves Rocha, exercendo a legislatura no período de 1966 a 1969.

EM 2009,  a vereadora Soraia Batista tornou-se a primeira mulher a ser prefeita de Barreirinhas, assumindo o executivo em razão do impedimento do titular Dr. Miltinho que foi casado por ordem judicial.

Fonte: Livro sobre a história de Barreirinhas – Baial Ramos

Com todo esse contexto histórico, cultural e politico, o próximo a comandar o município tem que está antenado e atualizado sobre as transformações ao decorrer do tempo e as carências que a cidade vivencia em seu cotidiano.

Aos cidadãos a mudança de pensamento sobre um novo jeito de votar e analisar os candidatos é algo gritante. Uma vez que a cidade é o espaço em que se dá a vida cotidiana das pessoas, é nesse mesmo espaço que são aplicadas as políticas públicas que mais influenciam a vivência dos cidadãos. Os programas relacionados à saúde, meio ambiente, educação e muitos outros são executados em cada um dos municípios brasileiros, mesmo que eles sejam programas dos governos federal e estadual.

Ou seja, os prefeitos e vereadores exercem um importante papel na implementação desses programas. Dessa forma, a escolha desses gestores determina quão bom será a nossa qualidade de vida.

Nos municípios, é possível que o cidadão participe mais ativamente da democracia. Isto porque a proximidade com os gestores públicos municipais é bem maior, se compararmos com os estaduais e federais. Assim, é mais simples para cada um de nós acompanhar e fiscalizar a execução das políticas públicas que tanto nos afetam.

MAIOR PROXIMIDADE ENTRE ELEITORES E CANDIDATOS

Nas eleições municipais, a relação é muito mais próxima entre eleitores e candidatos. Às vezes, o eleitor até conhece pessoalmente aquele candidato que está pedindo o voto dele. Isto permite que o cidadão acompanhe melhor as atividades realizadas pelos candidatos e também participe da formulação dos programas de governo.

Por outro lado, é preciso ter cuidado redobrado, pois em uma relação mais próxima é frequente que alguns candidatos tentem conquistar o voto do eleitor através da troca de favores. Se um candidato oferecer materiais de construção, cesta básica, ou qualquer outro produto ou serviço em troca do seu voto, saiba que ele está cometendo um grave crime eleitoral.

través do voto, é possível ao eleitor e ao cidadão escolher dentre um leque de opções previamente estabelecido uma pessoa que o representará em algumas das instituições políticas por um período determinado. Essa escolha, na forma ideal, deve ser feita com consciência política e após uma análise das propostas do candidato e de sua viabilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do candidato.

Intensas campanhas são feitas para combater a compra de votos, uma prática ainda comum durante as eleições no Brasil. Através da compra do voto, políticos com maior poder econômico conseguem influenciar de forma considerada não ética um maior número de eleitores. A compra de votos é crime no Brasil, mas isso não quer dizer que ela não exista.

Foi pensando nisso que o Portal Imaranhao irá exibir em seu canal no youtube, em suas redes sociais e no site, uma série de entrevistas com os possíveis candidatos ao executivo, nas eleições de 2020, em Barreirinhas.

As entrevistas começarão a ser exibidas a partir do dia 10 de Fevereiro do corrente ano. Previamente a direção do Portal Imaranhao, sortearam as ordem das entrevistas a irem ao ar.

Os pré-candidatos Karyna Keyser e Albérico Filho decidiram não gravar e uma nota será lancada sobre a recusa.

Portal Imaranhao – Você Bem Informado

 

2 thoughts on “Eleições 2020: Portal Imaranhão irá exibir entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Barreirinhas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: