fbpx

Eleições 2022 Política

Eleições 2022: Tarcísio e Haddad disputarão 2º turno em São Paulo (SP)

São Paulo – Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) disputarão o segundo turno das eleições para o governo de São Paulo (SP). Os resultados foram divulgados na noite deste domingo (2/10). O segundo turno será realizado em 30 de outubro.

Veja a apuração:

Perfil dos candidatos

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Tarcísio de Freitas nasceu em 19/06/1975, no Rio de Janeiro (RJ). É engenheiro civil e militar da reserva.

Foi ministro da Infraestrutura de 2018 a 2022, no governo de Jair Bolsonaro, e diretor executivo e geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo Dilma Rousseff, entre 2011 e 2015.

Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad nasceu em 25/01/1963 em São Paulo (SP). É um político brasileiro, ex-prefeito de São Paulo, ex-ministro da Educação e professor universitário.

Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma, e prefeito de São Paulo de 2013 a 2016.

Em 2018, candidatou-se à presidência da República e perdeu o segundo turno para Jair Bolsonaro.

 

Eleição 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.

Advertisements

Deixe uma resposta