Em estado grave, Bita do Barão vai ficar com a família

Há quatro dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Teresina, no Piauí, o babalorixá Bita do Barão foi despachado pelos médicos e está voltando para a cidade de Codó, no Maranhão, onde ficará acompanhado da família e de amigos.

Segundo parentes do pai de santo, o estado de saúde de Bita é grave e sem recuperação. De acordo com amigos do babalorixá, Bita do Barão está respirando apenas por meio de aparelhos, os quais poderão ser desligados assim que a família decidir, pois o pai de santo já foi desenganado pela equipe médica de Teresina. Diante do quadro crítico, a família decidiu pedir liberação para levar Bita do Barão para Codó, em uma UTI móvel.

Os médicos deram a liberação, e o babalorixá vai passar seus últimos dias de vida em casa, na companhia da família e de amigos. Em um comunicado, a família de Bita informou que quem quiser ver o pai de santo com vida, pode ir à sua residência em Codó, nesta quinta-feira (17).

Veja a postagem feita pelas redes sociais comunicando o fato

Ainda segundo familiares, após a partida do pai de santo, o seu trabalho terá continuidade por meio de sua filha Janaína, que herda seu legado na Umbanda e foi preparada por Bita para assumir o seu lugar.

Wilson Nonato de Souza, o Bita do Barão, é o babalorixá mais conhecido do Brasil e vai completar 109 anos em 2019. Bita mora na cidade de Codó, no Palácio de Iansã, onde recebe diversas pessoas, muitas delas influentes, como políticos e famosos.

No palácio, Bita do Barão realiza rituais de incorporação, consultas, entre outras atividades ligadas à Umbanda. Médium desde a juventude, Wilson Nonato recebeu o apelido de Bita, porque era agitado como um bode e, na linguagem do interior do Maranhão, bita significa bode. Já o barão, é uma referência ao Barão de Guaré, a entidade que o pai de santo recebe.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: