Facebook anuncia parceria com Estadão, Folha e mais 18 veículos

O Facebook assinou um acordo com 20 organizações de notícias brasileiras, entre elas Estadão, Folha de S.Paulo, Grupo Abril, Grupo Bandeirantes, Grupo RBS e UOL. O intuito da iniciativa é expandir o alcance do conteúdo noticioso compartilhado nas plataformas da empresa, incluindo as chamadas “centrais de informação”, as páginas oficiais da plataforma que agrupam diversas notícias e informações sobre temas específicos, como Covid, ciência e clima.

A empresa também irá investir cerca de 2,6 milhões de dólares em projetos desenvolvidos em parcerias com associações de notícias, como a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), além do International Center for Journalists (ICFJ).

O objetivo da rede social é apoiar as organizações de notícias na transformação digital, criando modelos de negócio sustentáveis, buscando novas audiências e fortalecendo a cobertura jornalística pelo Brasil.

Em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o Facebook pretende treinar jornalistas e estudantes de comunicação pelo terceiro ano consecutivo — desde 2019, a união entre a associação e a empresa já criou mais de 10 mil vagas de treinamentos pelo país.

Ainda, pelo quarto ano, a gigante das redes sociais irá auxiliar na elaboração do Atlas da Notícia, estudo sobre a presença do jornalismo local no Brasil, feito pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).

Desde 2018, o Facebook afirma ter investido mais de 600 milhões de dólares para apoiar a indústria de notícias ao redor do mundo, com a meta de desembolsar mais 1 bilhão de dólares nos próximos três anos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: