Família dona de terras invadidas em Barreirinhas relatam ameaças, entenda toda história

Em Barreirinhas o número de invasões vem aumentando de forma alarmante, visitamos mais uma localidade onde foi invadida por alguns populares, ao chegarmos no local, logo nos deparamos com uma área grande, com lotes demarcados e já alguns casebres.

Conversamos com uma das líderes do movimento, que disse, que há varias famílias no local necessitando de uma moradia, que enfrentam alagamentos onde moram de favor além de outras problemáticas.

Indagamos porque no local não tinha pessoas como fora nos falado, cerca de 160 ocupantes do terreno. A mesma nos informou que no momento que a equipe foi até lá, alguns estavam trabalhando ou almoçando.

A líder ainda nos comunicou que o advogado disse a eles que as terras são de propriedade da união e os documentos que os proprietários da área apresentaram , são falsos.

Os ocupantes nos informaram que o advogado é da capital, São Luís, perguntamos como ele atestava que os documentos eram falsos e como poderíamos entrar em contato com ele, não souberam informar, ainda nos relataram que estão ocupando a localidade de modo pacífico e ordeiro, prontos para dialogar .

Entramos em contato com os proprietários da área invadida e os mesmos nos informaram que trata-se de terras adquiridas por herança dos seus familiares, inclusive tem as escrituras e inventários.

Segundo os donos das propriedades, logo que souberam da invasão foram até o local à procura dos líderes, porém, alguns ocupantes disseram que todos estavam a frente do movimento e não tinha um líder especifico.

Uma das proprietárias nos relatou que sofreram ameaças,  por parte dos ocupantes e se alguém chamasse a polícia, que haveria derramamento de sangue.

Nossa produção adquiriu um boletim de ocorrência feito pela família e cópias das escrituras junto ao cartório, atestando que as  terras pertencem a eles.

A família se encontra em estado de choque, inclusive, alguns parentes foram até hospitalizados devido ao fato de suas terras que tanto lutaram para conquistar sendo invadidas e ameaças dos ocupantes.

A polícia foi procurada pela família, porém as forcas policias os informaram que só podiam interver na situação mediante uma ação judicial, em meio a pandemia o juizado de Barreirinhas não está atendendo presencialmente que dificulta a ação.

Mediante ao fato a família pede um diálogo com os invasores para que se chegue a um denominador comum. Porém enfatizam que não cederão suas terras e buscarão meios legais para isso.


Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com

Siga, também o Imaranhao no Twitter, Instagram

Curta nossa página no Facebook

Inscreva-se no nosso canal no Youtube


2 thoughts on “Família dona de terras invadidas em Barreirinhas relatam ameaças, entenda toda história

  1. Nao vai ouvir o outro lado? Essa area é de um loteamento licenciado na prefeitura, sao mais de 900 lotes registrados em cartorio. Esses invasores desmataram sem licença ambiental. Extorquiram donos de lotes. Retiraram cercas e demarcaçoes ja estao botando a venda os lotes invadidos. A maioria desses invasores tem casa e sao profissionais de invasao.

    Nao defendo a violencia, nao concordo com o que fizeram com os invasores, mas um jornalista serio busca ouvir o outro lado. Estou a disposiçao, tenho 3 lotes no local que qase foram invadidos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: