A Feira dos Agricultores, produtores e Empreendedores Locais (Fapel), realizada pela Prefeitura Municipal de Santana do maranhão, através da Secretaria de Agricultura e Sala do Empreendedor, reativada nesta sexta-feira (10), em frente a Prefeitura Municipal , foi um sucesso. Uma variedade de produtos fresquinhos vindos da Zona Rural do nosso município foram expostos em barracas para a população conhecer e comprar o que é produzido pelos agricultores/produtores de Santana do Maranhão.
A Feira contou com tenda da secretaria de educação, onde a população pode degustar alimentos preparados pela nutricionista Elaine e tenda da Secretaria de Assistência Social, possibilitando aos frequentadores da feira informações dos serviços oferecidos pelo CRAS , além de produtos diversos como frutas, legumes, verduras, plantas, doces, beijus e utensílios artesanais.
A FAPEL foi pensada e planejada com o objetivo de fortalecer e fomentar a produção da zona rural e urbana, viabilizando a comercialização dos produtos, e oportunizando a geração de renda para os agricultores, produtores e empreendedores, além de incentivar cada vez a produção local.
“A população tem oportunidade de comprar produtos fresquinhos, direto do produtor para o consumidor, e os agricultores ganham uma renda extra para a família”, pontuou o secretário de Agricultura Paulo Neto. “Santana do maranhão precisa de pessoas que trabalhem, produzam e gerem emprego e renda. A agricultura tem tudo a ver com o crescimento econômico do município”, concluiu o agente de desenvolvimento Davi Alves.
Das 6h às 10h, os consumidores conferiram na FAPEL em frente a prefeitura , qualidade e preço de legumes, hortaliças e frutas da produção orgânica e da agricultura convencional. Ovo caipira, biscoitos e bolos e artigos de artesanato foram outros produtos oferecidos ao público. Também prestigiaram a feira os secretários municipais Pedro Reis, de Educação, Paulo Neto, de Agricultura, Franciane Melo, Secretaria da Mulher, Secretária Adjunta de Educação, Lucilda, Secretária Adjunta de Agricultura ,Silvia, vice-prefeita, Ângela Oliveira, Chefe de Gabinete, Mazé, Chefe do Departamento de terras e Tributos, Zeca Doca, Agente de Desenvolvimento Davi Alves e Diretor da Casa Familiar Rural de São Bernardo, Ariosto.
“É importante frisar a alegria dos agricultores/produtores/empreendedores em poder expor os seus produtos na Feira, como comentou uma expositora do povoado Morros.
A vice-prefeita, Ângela Oliveira, disse que a feira em frente à Prefeitura é importante, pois é uma possibilidade a mais que famílias possuem para a comercialização dos produtos. “Sem dúvida um incentivo para que continuem produzindo e enriquecendo nosso comércio. E para nós servidores é uma opção ter acesso à produtos frescos e orgânicos diretos do campo com mais qualidade e comodidade”, enfatiza a vice prefeita.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE!
Inicialmente a feira era pra ser realizada às sextas-feiras, mas após reunião com os agricultores, produtores e empreendedores foi decidido que a terça-feira oferece melhores condições de negócios para os feirantes. A Secretaria de Agricultura e a Sala do Empreendedor informaram que a justificativa dos expositores, foi de que as terças são dias onde o fluxo de pessoas é maior, o que consequentemente gera um número maior de vendas.