Fluxo de veículos no Morro da Ladeira em Barreirinhas tem causado danos irreparáveis

O Morro da Ladeira localiza-se na Praça do Retorno, a principal via de entrada para a Cidade de Barreirinhas, em frente a rotatória que dá acesso ao Centro da Cidade e detrás da margem do Rio Preguiças, sendo um dos pontos de referência mais notórios da cidade. Recebe, aos fins de semana, várias pessoas que aproveitam o maravilhoso banho, além de desfrutarem da exuberante e panorâmica vista do rio, e suas margens para praticarem atividades físicas e esportes como o futebol de areia.

Porém, ultimamente denúncias constantes vêm aparecendo nas redes sociais mostrando o pleno descaso dos próprios habitantes do município com o morro, que, por seguinte, vem sofrendo uma série de degradações provocada pelas ações humanas, desencadeando, em parte, a desestruturação do relevo natural.

Carros traçados 4×4, quadriciclos e motos com motores envenenados vêm devastando com aparência natural do morro, criando, assim, a possibilidade de um dia o símbolo natural venha está em total destruição, porquanto, a ação gerada pelos rastros dos pneus e a emissão de gases altamente poluentes ao ar, liberados pelas descargas, causam a descaracterização do ambiente natural do morro, que cada vez mais, tende a baixar o nível e perder a pouca vegetação que ainda resta.

Apesar de existirem várias ações e movimentos que conscientizam a população a cuidar desse patrimônio natural, muitas pessoas não respeitam e dispensam qualquer chance de colaborar com a preservação do morro, bem como os margens do Rio Preguiças.

A prefeitura sempre que tem conhecimento da depredação das luminárias dos postes de luz do espaço, tem feito a substituição, assim, como também as placas de avisos relacionado a proibição do tráfego de veículos no morro, porém sempre são retiradas e quebradas por vândalos.

Recentemente, mas exatamente no dia 1º de Maio (Dia do Trabalhador), uma grande ação foi feita pelo grupo Movimento – Faça Sua Parte, com atividades que visavam a conscientização da importância da preservação do monumento natural – O Morro.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: