fbpx

Geral

Google vai desativar contas antigas amanhã (1); saiba se a sua será afetada

O Google vai começar a desativar algumas contas antigas a partir desta sexta-feira (1). A exclusão inclui dados do Gmail, Google Fotos, Google Drive e todos os arquivos ligados ao e-mail de usuários com contas Google inativas. De acordo com a Política de Contas da empresa, são consideradas inativas as contas que não foram utilizadas nos últimos dois anos e, por isso, estão mais suscetíveis a sofrer algum tipo de dano. Assim, o objetivo da medida é aumentar a segurança dos usuários e protegê-los de ameaças, como spam, phishing e hacking. Inicialmente, a ação vai eliminar as contas que foram criadas, mas nunca foram usadas. A seguir, veja como saber se sua conta está inativa e entenda o que pode ser feito para preservá-la.

O que faz uma conta do Google ser considerada inativa?

 

Segundo a Política de Contas do Google, uma conta é considerada inativa caso não tenha sido utilizada nos últimos dois anos. No entanto, essa política se aplica somente às contas pessoais, ou seja, contas de instituições de ensino, empresas ou outras organizações não serão excluídas. Vale ressaltar que, antes de remover uma conta inativa, o Google vai enviar diversas notificações por e-mail — tanto para a conta do Google quanto para o e-mail de recuperação — para alertar o usuário sobre a exclusão.

Por que o Google está deletando contas inativas?

 

De acordo com o Google, a exclusão de contas inativas e seus conteúdos é uma medida para proteger os usuários contra ameaças à segurança digital. Isso porque os perfis que não são usados têm maiores chances de receber spam, golpes por phishing ou roubo de dados, já que geralmente não seguem padrões de segurança atualizados. Segundo a empresa, essas contas inativas não são supervisionadas e usam senhas simples, antigas ou reutilizadas, além de não terem autenticação de dois fatores — por isso, estão mais suscetíveis a golpes e danos causados por pessoas mal-intencionadas.

Como salvar uma conta Google inativa?

Para salvar uma conta Google inativa, basta realizar alguma ação na plataforma, como:

  • fazer login na conta;
  • ler ou enviar um e-mail;
  • usar o Google Drive;
  • assistir a um vídeo do YouTube;
  • baixar um app na Google Play Store;
  • fazer uma pesquisa no Google;
  • fazer login com o Google para entrar em um app ou serviço.

 

Além disso, é importante lembrar que a atividade é considerada por cada conta, não por dispositivo. Assim, é possível realizar ações em qualquer aparelho conectado à Conta Google. Caso exista mais de uma conta no mesmo dispositivo, é preciso checar se cada uma delas foi utilizada nos últimos dois anos para evitar a exclusão.

Advertisements

Deixe uma resposta