fbpx

Governo do Maranhão formaliza 14 parcerias que beneficiam mais de 200 custodiados com frentes de trabalho externo

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), de junho a outubro desse ano, já efetivou 14 parcerias que beneficiam cerca de 250 Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s) com oportunidades de trabalho externo.

Somente nesta semana, foram formalizadas parcerias com o Tribunal de Justiça (TJMA), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), e as empresas Lençóis Maranhenses e Inecom. A partir delas, será utilizada a mão de obra de cerca de 90 custodiados para realizarem trabalho como fabricação de móveis e manutenção predial.

Um grande avanço para a Seap foi a concretização de parcerias com duas empresas que serão instaladas dentro do Complexo Penitenciário São Luís e funcionarão nos galpões multiuso 1 e 3. Nos espaços funcionarão, por exemplo, lavanderia com linha de lavagem industrial de vestuário e uma fábrica de estofados.

“Superamos um estigma no Maranhão e mais uma vez vencemos uma grande barreira ao termos agora duas empresas privadas que serão inseridas dentro do Complexo e que contribuirão com a nossa missão, que é cada vez mais oportunizar frentes de trabalho aos custodiados do sistema prisional”, destaca o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

Interno trabalhando na fabricação de móveis planejados (Foto: Clayton Montelles)

Hoje, a Seap possui 2.750 internos inseridos em frentes de trabalho e oficinas laborais, internas e externas. Em junho, esse quantitativo era de 2.579 custodiados.

Os custodiados trabalharão na produção de blocos de concreto, pavimentação de ruas, reforma e revitalização de prédios e espaços públicos, produção e montagem de móveis planejados, serralheria, confecção de itens de malharia e serigrafia.

Além de contribuir para a ressocialização, as oficinas e frentes de trabalho proporcionam a qualificação profissional, remição da pena e geração de renda às famílias, potencializando os trabalhos em prol dos apenados e  sua devida humanização.

Praça Marechal Rondon revitalizada com a mão de obra de apenados (Foto: Clayton Montelles)

Parcerias

Dentre os parceiros da Seap, estão as prefeituras de Paço do Lumiar, Timon e Viana. As Secretarias de Estado da Educação (Seduc), de Governo (Segov), de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), a da Mulher (Semu), e as Agências Executiva Metropolitana (Agem) e Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).

Também entram como importantes parceiros o Tribunal de Justiça (TJMA), o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª região (TRT) e a Defensoria Pública do Estado. Finaliza a lista, as empresas Inecom e Lençóis Maranhenses.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: