fbpx

Saúde

Hemomar convoca população após doações de sangue caírem 40% em São Luís

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou que o estoque de sangue disponível está em nível baixo e precisa de doadores voluntários para garantir o atendimento à demanda transfusional.

 

Segundo o diretor administrativo do Hemomar, Davison Lima, houve uma queda de 40% no número de doações de sangue em dezembro, em relação ao mês anterior.

“Estamos no fim do ano, iniciando um período de recesso, temos que estar sempre abastecidos. No mês passado, a média de doação diária estava em torno de 180 a 200 bolsas. Este mês, as doações não ultrapassam 100. Por isso a doação de sangue precisa ser constante e voluntária, porque a demanda é constante”, explicou Lima.

Ele informou que os tipos de sangue O+, A+, B+, O- e A- estão em estado crítico, assim também como as plaquetas, que são usadas para tratar pacientes com doenças hematológicas, como leucemia e anemia falciforme. “As plaquetas têm uma validade muito curta, de apenas cinco dias, por isso precisamos de doadores frequentes”, disse.

Funcionamento do Hemomar durante o fim de ano

 

O Hemomar vai funcionar normalmente neste sábado (23), até 12h, e reabre na terça-feira (26). No sábado seguinte (30), funciona das 7h30 às 12h e retoma as atividades na terça-feira (2). O horário de funcionamento durante a semana é das 7h30 às 18h.

Critérios para a doação

 

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios.

Advertisements

Deixe uma resposta