IBS promove o desenvolvimento de ações educacionais através do programa Intercâmbio Solidário em Barreirinhas

O Instituto Brasil Solidário tem por missão contribuir para a construção de uma educação de qualidade por meio de ações que fomentem o protagonismo social de educadores e alunos como agentes de transformação local.

Para Barreirinhas, onde atua desde 2000, o Instituto já trouxe alguns projetos, entre eles, o Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, Rally dos Sertões e a Expedição Trilha Brasil.

Este ano, o programa ofertado pelo IBS foi o Intercâmbio Solidário, mediante o qual alunos da capital paulista desenvolveram na escola Antônio José Godinho Neto, Santa Cruz, e dentro da proposta PDE/IBS, oficinas práticas de incentivo à leitura, educação ambiental, saúde, corte e costura, educação financeira, empreendedorismo, pintura facial, desenho teatro, concurso de escrita, entre outras atividades. Ao fim, livros e brinquedos foram doados à biblioteca local.

Essa mesma ação, com algumas variações, será realizada nos povoados Tapuio, Mandacaru, Bar da Hora e Atins.

O Instituto Brasil Solidário (IBS) é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

Há mais de uma década desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar, o Instituto acredita que a escola, além de instruir – dentro dos conteúdos do currículo tradicional – também é responsável por proporcionar uma formação para a vida. Deve oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento humano em múltiplas dimensões, envolvendo alunos, professores, comunidade e município num processo comum de ensino-aprendizagem que respeite os saberes de cada um, a cultura e os valores locais.

Trabalhando por resultados a médio e longo prazo, as ações do IBS buscam instruir e favorecer a formação de uma nova postura do cidadão brasileiro frente ao seu país, por meio do comprometimento, inovação e, principalmente, uma mudança de atitude.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: