fbpx

Saúde

Infectologista defende reforço da vacina contra Covid-19: “nossa defesa vai diminuindo ao longo dos meses”

A segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível em São Luís para pessoas com 18 anos ou mais e imunocomprometidas acima de 12 anos. A vacina é importante para evitar a doença em sua forma mais grave, hospitalização e morte.

“A bivalente é importante nesse momento porque o vírus sofre mutação, então a nossa defesa mais forte contra a doença vai diminuindo ao longo dos meses”, afirma ao Imirante.com a infectologista Maria dos Remédios.

Ela chama a atenção daquelas pessoas que abandonaram o ciclo da vacinação para que procurem um posto e retomem o esquema vacinal. “Também é importante que aquelas pessoas que não completaram o esquema de vacinação contra a Covid-19, especialmente as crianças pequenas, completem esse esquema. As pessoas que morrem, atualmente, de Covid são aquelas não vacinadas ou que tomaram duas doses ou menos de vacina e aquelas que têm múltiplas comorbidades associadas e as crianças pequenas”, ressalta a especialista.

Para quem pretende pular o Carnaval despreocupado e mais protegido do vírus, a vacina é indispensável. “Em geral, 10 dias após a vacinação, nós estamos protegidos contra a doença”, explica a infectologista.

A chegada das chuvas também revela um momento de maior cuidado com a saúde. “Durante o período chuvoso temos a tendência a ficar em ambientes fechados. Isso favorece a transmissão de doenças respiratórias, a exemplo da Covid-19 e da gripe”, pontua a especialista.

Em São Luís, a vacina contra a Covid-109 é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e no São Luís Shopping de terça a sábado, das 10 às 16h.

A vacinação contra outras doenças também está assegurada. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza no período de 8 a 14 de janeiro, a Vacinação nas Férias. A programação de multivacinação para crianças, jovens e adultos começa segunda-feira (8) e terça-feira (9), das 10h às 20h, na Praça do Sol, no Shopping Tropical. Na quarta-feira (10) e quinta (11), a ação será realizada, de 10h às 20h, no Shopping Passeio. Na sexta-feira (12) e sábado (13), de 10h às 20h, e domingo (14), de 14h às 20h, a vacinação será no Rio Anil Shopping. É necessário apresentar o documento de identificação e a carteira de vacinação.

Entre as vacinas que estarão disponíveis na ação, estão: contra covid-19 (adulto e infantil), influenza, hepatite B, VIP (doença evitada: poliomielite), VOP (doença evitada: poliomielite), rotavírus (doença evitada: diarreia por rotavirus), penta (doença evitada: hepatite B, difteria, tétano, hemophlius tipo B), pneumo-10 (doença evitada: pneumonia), meningo C (doença evitada: meningite), febre amarela, tríplice viral (sarampo), hepatite A, DTP (difteria, tétano e pertussis),  dT (tétano), HPV, meningo ACWY (doença evitada: meningite) e Dtpa (difteria, tétano e pertussis). (imirante)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Deixe uma resposta