fbpx

Giro

Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, morre aos 97 anos

A fundadora do grupo Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, morreu na madrugada desta segunda-feira, em Franca (SP).

Luiza tinha 97 anos e morreu em casa por causas naturais, segundo as primeiras informações apuradas pela produção da EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo.

Segundo informações do G1, o velório está marcado para as 10h no Velório São Vicente e o enterro está previsto para as 16h no Cemitério da Saudade. Em luto, todas as lojas da empresa em Franca permanecerão fechadas nesta segunda-feira.

Nascida em Cristais Paulista (SP), a tia da empresária Luiza Helena Trajano é conhecida por ter sido uma vendedora muito popular em Franca e por fundar com o marido em 1957 a primeira unidade daquela que se tornaria uma das maiores redes varejistas do país.

Concurso para escolha do nome da loja

 

O sonho do casal de vendedores Luiza e Pelegrino Donato era constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família na cidade do interior de São Paulo. Para escolher um novo nome para a loja de presentes adquirida por eles em 16 de novembro de 1957, os fundadores criaram um concurso cultural numa rádio local, convidando os clientes a participar com sugestões.

Primeira loja da Magazine Luiza, em Franca — Foto: Reprodução da internet
Primeira loja da Magazine Luiza, em Franca — Foto: Reprodução da internet

E, como Luiza era uma vendedora muito popular na cidade, os ouvintes escolheram o seu nome. Assim, surgia o Magazine Luiza.

Em 1976, com a aquisição das Lojas Mercantil, o Magazine Luiza abre as primeiras filiais em cidades do interior de São Paulo. Sete anos depois, em 1983, o grupo inicia sua expansão para cidades do Triângulo Mineiro.

Em 1991, o grupo inicia um novo ciclo, com Luiza Helena Trajano , sobrinha da fundadora, assumindo o comando da empresa. Um ano depois, as primeiras lojas virtuais da varejista são inauguradas, e a rede chega ao Paraná e ao Mato Grosso do Sul em 1996.

A rede varejista amplia sua presença na web com a inauguração, em 2000, do site www.magazineluiza.com.br. Um ano depois, em parceria com o Itaú Unibanco, é criada a Luizacred.

Em 2003, a rede Magazine Luiza é considerada a melhor empresa para trabalhar no Brasil, a primeira varejista do mundo a receber esse título do Instituto Great Place to Work.

Fachada de loja da Magazine Luiza — Foto: Divulgação
Fachada de loja da Magazine Luiza — Foto: Divulgação ( o Globo )

Advertisements

Deixe uma resposta