Mais de 2.750 casos de tuberculose foram notificados no Maranhão em 2018

Em 2018, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registraram 2.759 casos notificados de tuberculose no Maranhão. Os dez municípios com o maior número de casos notificados foram: São Luís (1.296), Imperatriz (84), Caxias (75), Santa Inês (70), Timon (69), Barra do Corda (66), Bacabal (49), São José de Ribamar (45), Coroatá (41) e Codó (33).

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, neste domingo (24), ações de prevenção na Feirinha de São Luís, serão realizadas a partir das 9h, na Praça Benedito Leite.

“As ações de prevenção, diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e rede hospitalar do Estado. Nós trabalhamos com a descentralização das ações de controle da doença”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da SES, Rosany Carvalho.

Tuberculose

Caracterizada por ser infecciosa e transmissível, a doença é causada por uma bactéria que pode ser diagnosticada em dois tipos: a Tuberculose Pulmonar e a Extrapulmonar. A primeira é o tipo mais comum e ataca os pulmões somente, enquanto que a segunda atinge outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como rins, ossos, intestino e meninges. Ela pode ser transmitida pelo ar de pessoa para pessoa em situações consideradas comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir.

O principal sintoma da Tuberculose é a tosse constante com duração de três semanas ou mais. Em casos mais avançados ou que atingiram grupos considerados vulneráveis como moradores de rua, portadores do vírus HIV/Aids, a doença pode apresentar febre vespertina,
sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Independente dos indícios e do tempo da tosse, o recomendado é procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para realizar o diagnóstico. A Tuberculose tem cura, porém é necessário que o paciente cumpra o tratamento
até o final e sem interrupção.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: