fbpx

Saúde

Maranhão recebe novos lotes de vacinas Pfizer e CoronaVac

 O Maranhão recebeu, nessa sexta-feira (20), 95.940 doses da vacina Pfizer contra a Covid-19, destinadas a pessoas com idade entre 35 e 39 anos. Os imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (Ceadi-MA), onde passarão por nova conferência para envio aos municípios, para prosseguimento da campanha contra a doença no estado.

“É importante destacar que os municípios que já alcançaram a faixa etária de 18 anos ou mais com a vacina Pfizer poderão começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos, conforme acordado na última sessão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no início deste mês”, explicou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

Está prevista, para a madrugada deste sábado (21), a chegada de 113.100 doses de CoronaVac. Assim como as da Pfizer, as doses produzidas pelo Butantan serão encaminhadas para a CEADI-MA, espaço vinculado à SES, onde passará por nova conferência e separação até ser iniciado o processo de redistribuição aos municípios de destino.

A previsão é que as doses comecem a ser distribuídas na próxima semana, seguindo a logística de envio executada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas.

Com a nova remessa das vacinas Pfizer e CoronaVac, o Maranhão totaliza 6.801.710 doses recebidas, sendo 1.957.390 doses da CoronaVac, 3.436.950 doses da AstraZeneca, 1.294.470 doses da Pfizer e 112.900 doses da Janssen.

Advertisements

Deixe uma resposta