A Seleção Brasileira feminina de handebol conquistou pela sétima vez consecutiva a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Na noite deste domingo (29), na decisão da edição em Santiago (Chile), o Brasil superou a Argentina, por 30 x 18, e mais uma vez ficou com o título dos jogos continentais. A central maranhense Ana Paula Rodrigues, que é capitã do time brasileiro, se tornou tetracampeã do Pan com mais essa conquista, que valeu também para o Brasil a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Depois de uma campanha avassaladora na fase de grupos, três jogos e três vitórias, e eliminar o Chile nas semifinais, o Brasil reencontrou seu mais tradicional rival na América do Sul, a Argentina, que também fizeram uma fase de grupo perfeita. Mas, como nas três últimas finais de Pan-Americano, a Seleção Brasileira levou a melhor.
Os gols do Brasil foram marcados Bruna (5), Ana Paula (2), Larissa (4), Adriana (7), Giulia (1), Francielle (7), Marcela (1), Patrícia (2) e Mariana (1).
Campanha do Brasil
Com a vitória, a seleção brasileira coroou sua bela campanha em Santiago-2023 com o título do torneio. Durante a competição, a equipe venceu os cinco jogos que fez, marcando 134 gols e sofrendo apenas 45.
Ana Paula fazendo história
Agora a maranhense Ana Paula tem quatro participações nos Jogos Pan-Americanos (Pan-Americano (Gudalajara 2011, Toronto 2015, Lima 2019 e Santiago 2023) e quatro medalhas de ouro. São também quatro participações em Jogos Olímpicos, um título Mundial, e encaminha sua quinta participação em Olimpíadas.