fbpx

Esporte Imaranhão Esportes

Messi é eleito melhor jogador do mundo pela Fifa

A Era Messi continua. O craque argentino foi coroado no The Best e, pela oitava vez em sua carreira, foi o eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Mas desta vez foi uma surpresa. O camisa 10 do Inter Miami, também vencedor da Bola de Ouro em 2023, superou o favorito Haaland, do Manchester City, e Mbappé, do PSG, que completaram o pódio.

Nenhum dos três finalistas esteve presente na cerimônia. Messi e Haaland terminaram empatados na votação, e o vencedor entre capitães de seleções, o argentino, foi coroado.

Diante da ausência do ganhador, o anfitrião do evento, o ex-jogador e comentarista Thierry Henry chegou a brincar com a plateia:

“Eu posso ficar com o troféu, então? Eu nunca ganhei…”

 

Henry, com o troféu do Fifa The Best, diante da ausência de Messi na premiação — Foto: Adrian Dennis/AFP

Henry, com o troféu do Fifa The Best, diante da ausência de Messi na premiação — Foto: Adrian Dennis/AFP

A surpresa com o prêmio ficou nítida com os aplausos tímidos da plateia e a reação bem-humorada dos apresentadores. O período de análise do Fifa The Best foi de 19 de dezembro de 2022, um dia após a Copa do Mundo, até 20 de agosto de 2023.

Veja a performance dos três finalistas no período analisado

  • Messi: 32 jogos, 24 gols e oito assistências
  • Haaland: 41 jogos, 35 gols e seis assistências
  • Mbappé: 28, 27 gols e sete assistências

Veja os títulos dos três finalistas no período analisado:

  • Messi: Campeonato Francês e Leagues Cup
  • Mbappé: Campeonato Francês
  • Haaland: Copa da Inglaterra, Premier League e Champions League

Messi e Haaland empatados

 

Messi e Haaland terminaram empatados na votação final da Fifa. O craque argentino foi o mais votado entre capitães de seleções e a torcida. O norueguês do Manchester City foi o favorito dos técnicos das seleções e dos jornalistas. Nesse caso, o critério de desempate é o voto dos jogadores. Como o camisa 10 do Inter Miami recebeu mais votos entre os capitães, ele foi coroado.

Votação final do The Best: Messi e Haaland empatados — Foto: Reprodução/Fifa

Votação final do The Best: Messi e Haaland empatados — Foto: Reprodução/Fifa

Messi ficou com o prêmio na última edição, de 2022, que teve o seu período de análise estendido para incluir a Copa do Mundo do Catar. Em fevereiro do ano passado, o craque compareceu à cerimônia e recebeu o Fifa The Best de melhor jogador do mundo no intervalo entre agosto de 2021 e 18 de dezembro de 2022.

Info The Best Messi — Foto: Infoesporte/ge.globo

Info The Best Messi — Foto: Infoesporte/ge.globo

Como funciona o Fifa The Best

 

A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.

Um conselho técnico da entidade define uma lista de 10 finalistas. O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.

Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, esta edição do The Best teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022.

O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferente de votação. A Bola de Ouro de 2023 já foi entregue, e o vencedor foi Lionel Messi.

GE

Advertisements

Deixe uma resposta