Montanhas de carvão e os riscos oferecidos à saúde

Os elevados índices de poluição na área do Distrito Industrial de São Luís vêm causando risco de saúde as comunidades locais da região. Isso porque as montanhas de carvão ficam bem próximas às residências e a exposição constante aos resíduos acaba por provocar um adoecimento progressivo na população.

O acumulo de resíduos é tanto que os moradores precisam fazer a limpeza da casa varias vezes ao dia e, ainda assim, não é suficiente. Até os animais sofrem com a contaminação do ar provocada pelo carvão mineral depositada próxima as casas.

A liberação de milhares de partículas de poeiras e gases tóxicos contribuem para que os níveis de poluição atmosférica na região industrial de São Luís ultrapassassem os limites legais estabelecidos por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente. É possível perceber a coloração diferenciada nos tanques de combustíveis, instalados próximos à única rodovia de acesso para a Ilha. De brancos eles agora estão cobertos por fuligem vermelha.

As partículas quando são inalados, geram inflamações que podem provocar até doenças não relacionadas ao sistema respiratório, atingindo outros órgãos, como coração e o cérebro.

TV Guará

;

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: