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Moradores de rua deverão ser encaminhados à instalações do Castelão em SL

Seguindo o Plano de Contingência para diminuir os impactos do novo coronavírus em pessoas em situação rua, a Prefeitura deverá usar as instalações do Castelão para abrigar essa parcela da população e diminuir os riscos de contágio por síndromes respiratórias.

Entre as medidas, também está a convocação de assistentes sociais e psicólogos aprovados no último concurso público, cuidadores sociais aprovados em seletivo e a implantação de uma Central de Atendimento telefônico através do número (98) 2108- 5900 para tirar dúvidas e realizar esclarecimentos.

O Serviço de Abordagem Social, operacionalizado nos espaços públicos está trabalhando em sistema de ronda, acompanhados de profissionais de saúde para identificação e encaminhamento de possíveis emergências encontradas entre a população em situação de rua.

A equipe também está distribuindo máscaras e trabalhando no processo de convencimento para que as pessoas aceitem os acolhimentos que estão sendo ofertados, visto que nenhuma das medidas pode resultar em internação compulsória indiscriminada de pessoas em situação de rua.

Nova rotina
No último domingo (22),seguindo orientação do prefeito Edivaldo, a Semcas anunciou uma série de medidas com o objetivo de evitar a disseminação das doenças respiratórias. Desde a segunda-feira (23), o atendimento ao público está suspenso na sede da secretaria, que funciona apenas para serviço administrativo interno no horário das 9h às 15h.

Já nas duas unidades do Centro Pop, o atendimento ao público permanece, com horário reduzido das 8h às 11h30. O objetivo é garantir o café da manhã, as ações de higiene pessoal ofertados nos Centros e a distribuição dos tickets refeição para acesso aos restaurantes populares. A Força Estadual de Saúde está presente nas unidades para realização de atendimentos de saúde.

Nos 20 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) os atendimentos presenciais também estão suspensos, contudo, a Semcas disponibiliza uma Central de Atendimento telefônico através do número (98) 2108 5900 para tirar dúvidas e realizar esclarecimentos.

Na segunda-feira (23), o Call Center  recebeu 37 ligações com o sucesso de resolução das demandas em 100%. Os telefones corporativos das coordenadoras de Cras e Creas também estão disponíveis para prestar maiores esclarecimentos, os números estão disponíveis no site da Prefeitura de São Luís www.saoluis.ma.gov.br, na página da Semcas.

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