Uma situação lamentável foi relatada por uma mulher que procurou atendimento médico no Hospital Regional de Barreirinhas (HRB). A paciente, que preferiu não se identificar, afirma ter sido barrada no hospital devido à origem de sua requisição, que vinha da unidade de saúde do município. De acordo com seu relato, apenas aqueles com ligações políticas ou apoiadores de partidos estavam sendo atendidos, deixando-a indignada com o tratamento dispensado.
A denunciante ressaltou a falta de respeito e consideração com os pacientes que buscam ajuda médica no HRB, afirmando que a situação é alarmante, principalmente em um contexto em que as pessoas já enfrentam problemas de saúde. Ela expressou sua revolta com a política de atendimento discriminatória que alega ter testemunhado e expressou preocupação com o impacto negativo dessa prática na saúde das famílias locais.
Em resposta às acusações, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu uma declaração. A SES afirmou que o laboratório do HRB atende situações de urgência, emergência e pacientes internados. Para solicitações de exames que não sejam urgentes, o procedimento é direcionar esses casos para a atenção primária e encaminhá-los ao laboratório municipal. Além disso, a SES enfatizou que a informação de que haveria preferência política no atendimento não procede, negando categoricamente a acusação.
A SES também destacou seu compromisso com um atendimento justo e imparcial a todos os pacientes e informou que está investigando a denúncia para garantir que o sistema de saúde opere de acordo com princípios éticos e igualitários.
Essa denúncia levanta sérias questões sobre a integridade do atendimento médico em Barreirinhas, e a sociedade e as autoridades locais devem acompanhar de perto a investigação para garantir que todas as alegações sejam adequadamente esclarecidas e que medidas sejam tomadas para prevenir tais práticas discriminatórias no futuro.