fbpx

Fenômeno

Nova onda de calor pode deixar dias ainda mais quentes no Maranhão de 14 a 20 deste mês

  • Uma nova onde calor vem chegando no Maranhão nos próximos dias. Ela se inicia na quinta-feira (14) e se estende até 20 de dezembro. Nas áreas em laranja, como mostra o mapa, são previstas temperaturas bem altas, mas não será por período tão prolongado quanto nas áreas em vermelho – que tendem a ter mais dias consecutivos com temperaturas acima do normal.

 

As informações são do site ClimaTempo. Este novo período de calor intenso terá uma duração menor que as anteriores dos meses de setembro e novembro. Porém, ainda serão sentidos os efeitos da insolação, a população estará exposta há dias mais longos, e a umidade do ar estará um pouco mais alta – o que acarreta em maior sensação de incômodo durante alguns períodos.

Entenda o fenômeno

Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície, fazendo o ar esquentar mais.

Barra do Corda entre as cidades mais quentes

A cidade de Barra do Corda, que fica na Mesorregião do Centro Maranhense, a 448 km de São Luís, registrou a maior temperatura do Nordeste no dia 21 de novembro deste ano, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com 38,5 ºC, o município maranhense ocupou o terceiro lugar no ranking de cidades mais quentes do Brasil, sendo a única do Maranhão a aparecer na lista.(Imirante)

 

 

 

 

 

Advertisements

Deixe uma resposta