Número de mortos pelo novo coronavírus no Maranhão sobe para 21, e casos confirmados chegam a 344

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, em boletim divulgado na noite de sexta-feira (10), que o número de mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) no Maranhão subiu para 21, enquanto os casos confirmados chegaram a 344. De acordo com a SES, cinco óbitos e 51 pacientes infectados pela Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas no estado.

De acordo com a SES, mais cinco mortes pelo coronavírus no Maranhão foram confirmadas nas últimas 24 horas. Tratam-se de uma mulher de 34 anos, um homem de 88 anos, uma mulher de 54 anos, um homem de 57 anos e uma mulher de 87 anos, todos residentes em São Luís. A SES registra 21 óbitos, sendo 19 em São Luís e dois em Paço do Lumiar.

O boletim da SES aponta ainda que 16 municípios do Maranhão já registraram casos de coronavírus. Dados da Secretaria apontam que a capital São Luís tem o maior número de pacientes infectados pela Covid-19, com 288 casos e 19 óbitos, seguida por São José de Ribamar (23), Paço do Lumiar (14, com dois óbitos), Imperatriz (5), Timon (2), Raposa (2), Açailândia (1), Santa Inês (1), São Benedito do Rio Preto (1), Urbano Santos (1), Cajapió (1), Colinas (1), Cantanhede (1), Chapadinha (1), Viana (1) e Cachoeira Grande (1).

Evolução dos casos de coronavírus no Maranhão. (Foto: Reprodução / SES)

Em relação aos municípios maranhenses com casos confirmados de coronavírus, a SES informa que foi feita uma retificação de dados: três casos positivos que foram anteriormente registrados em São Luís receberam notificação em São José de Ribamar, Imperatriz e Cachoeira Grande.

A SES também atualizou o quadro dos pacientes infectados pelo coronavírus no Maranhão. Entre os 344 casos confirmados, são 21 óbitos, 32 internações em UTI (24 na rede pública, oito na rede privada), 54 recuperados, 63 internados em enfermaria e 174 em isolamento domiciliar. Os pacientes com teste positivo para a Covid-19 estão sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

Além disso, a SES confirmou que mais uma pessoa infectada pelo novo coronavírus recebeu alta nas últimas 24 horas, elevando o número de curados para 54. Esses pacientes tiveram a recuperação confirmada após orientação do Ministério da Saúde, já que passaram 14 dias em isolamento domiciliar, a contar da data de início dos sintomas, e seguem assintomáticas.

Desde o início do monitoramento, o Maranhão já registrou 4.605 casos de possível infecção pelo novo coronavírus. Segundo a SES, são 344 casos confirmados, com 21 mortes e 54 pacientes curados, 2.242 casos suspeitos e 2.019 casos descartados. Seguindo a metodologia adotada pelo Ministério da Saúde, os óbitos e os pacientes recuperados serão contabilizados entre os casos confirmados.

Atualmente, o Maranhão possui dois Centros de Testagem do Maranhão, localizados na Policlínica Diamante e Viva Beira-Mar. Estes serviços da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão recebendo casos suspeitos de Covid-19 para a coleta de material para a realização dos exames laboratoriais e orientações sobre as medidas que devem ser tomadas até o resultado do exame. Os Centros de Testagem funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: