O Furacão não está sozinho: veja nove clubes europeus que repaginaram seu escudo

Athletico Paranaense (agora com “H”, não se esqueçam!), você não está sozinho. O anúncio da identidade visual do Furacão causou estranheza nos torcedores brasileiros, mas acontece que essa repaginada é mais comum do que parece. Ao menos, na Europa. Nos últimos anos, sobram exemplos de clubes que trocaram seus emblemas em nome da modernidade. Nós listamos nove deles.

CONFIRA!

CHELSEA

Na temporada 2005-06, o Chelsea mudou por completo sua identidade e retomou itens que existiam em seu escudo até o início dos anos 80, como o leão de bengala e o nome “Chelsea Footbal Club” em vez da sigla CFC.

MANCHESTER CITY

O City fez o mesmo na temporada 2016-17 com o objetivo de modernizar sua identidade visual, mas sem abrir mão do passado: o novo escudo, por exemplo, é muito parecido com aquele que o clube teve entre 1972 e 1997 (o formato redondo, o navio dourado…

LEEDS UNITED

O Leeds United apresentou seu novo escudo em janeiro deste ano e provocou uma grande polêmica. O objetivo do clube era exaltar a importância dos seus torcedores no seu centenário, inclusive com o slogan: “Celebrando os fãs no coração de nossa identidade”. A torcida não curtiu muito na época, mas o escudo segue firme…

JUVENTUS

Talvez seja esse o caso mais parecido com o do Athletico Paranaense. A Juventus, em janeiro do ano passado, trocou seu tradicional escudo em formato oval e listras em preto e branco para dar lugar a um emblema ousado, porém repleto de significado.

PARIS SAINT-GERMAIN

O PSG mudou bastante seu escudo em fevereiro de 2013, embora não tão radicalmente como Juventus e Athletico Paranaense. O novo emblema deu mais destaque à palavra “Paris” e trouxe a flor de lis no lugar do berço abaixo da Torre Eiffel.

ARSENAL

Outro exemplo de uma mudança um tanto quanto drástica. Em 2002, o Arsenal anunciou a troca de seu escudo. Foram diversas modificações, mas a principal delas foi a direção do canhão: para a direita, e não mais para a esquerda.

MONACO

O Monaco deu retoques de modernidade no seu escudo em 2013, aplicando um efeito tridimensional no seu logotipo e trocando a sigla ASM FC por “AS Monaco FC”.

WEST HAM

O escudo do West Ham também mudou bastante em 2016, do formato aos itens que o compõem. Só o que foi mantido mesmo foram os martelos cruzados e obviamente o nome: West Ham United.

ATLÉTICO DE MADRID

A mudança no escudo do Atlético de Madrid foi uma das mais recentes da Europa, sendo colocada em prática na temporada passada. O emblema ganhou curvas menos acentuadas, e a ursa recebeu mais espaço.Do Ge

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: