fbpx

Mundo

Ondas gigantes ‘potencialmente mortais’ arrastam pessoas e carros, na Califórnia

Ondas fortes de mais de 8 metros atingiram a costa da Califórnia nesta quinta-feira, na cidade de Ventura. A ondulação violenta arrastou pessoas e até veículos. Oito pessoas foram hospitalizadas com ferimentos leves. Alertas de entidades meteorológicas seguem para a região ao longo do dia. Vídeos compartilhados nas redes sociais capturaram os momentos de confusão.

 

Na sexta-feira, a Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, sigla em inglês) classificou as ondas como “potencial mortais” e “sorrateiras”, por se formarem muito longe da praia. Os portos de Ventura seguem fechados até que as condições melhorem. Diversos pontos da costa oeste do país têm avisos de alagamento.

O serviço meteorológico dos Estados Unidos, o National Weather Service (NWS) publicou um alerta de ondas fortes que poderia atingir mais de seis milhões de pessoas nas áreas litorâneas da Califórnia e do Oregon. Segundo a entidade, a rebentação das ondas representava uma “ameaça especialmente elevada à vida e à propriedade”.

A previsão era de ondas “perigosamente grandes”, de até 12 metros de altura durante a noite em São Francisco e na Califórnia, onde comunidades na cidade de Santa Cruz receberam avisos de evacuação.

O NWS da área da baía de São Francisco publicou no X, antigo twitter, que o oceano ‘não é seu amigo hoje’. Segundo o MetSul Meteorologia, a agitação costeira foi causada por uma série de tempestades com ventos de força de furacão que se formaram sobre o Oceano Pacífico. O resultado foram grandes ondulações (swell), impulsionadas para o estado.(o Globo)

Advertisements

Deixe uma resposta