fbpx

São Luís

Paes 2024: 50 mil candidatos prestam vestibular da Uema neste domingo (26)

As provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2024 da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) ocorrem neste domingo (26). Ao todo, 50.426 candidatos se inscreveram nesta edição, que terá 5.493 vagas ofertadas, sendo 4.713 distribuídas entre os 20 campi da Uema e 780 vagas nos três campi da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).

Para o Paes 2024, a Uema anunciou quatro novos cursos de graduação: bacharelado em medicina, bacharelado em meteorologia (campus São Luís); bacharelado em fisioterapia (no campus Itapecuru-Mirim); e bacharelado em psicologia (no campus Coroatá).

As provas

As provas serão realizadas em 23 municípios maranhenses, que são as cidades onde existem campi da Uema e UemaSul: Açailândia (UemaSul), Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Estreito (UemaSul), Grajaú, Imperatriz (UemaSul), Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Bento, São João dos Patos, São Luís, Timon e Zé Doca.

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados, pontualmente, às 13h. Os candidatos poderão fazer as provas entre 13h30 e 18h30 (cinco horas de duração). O candidato deve comparecer ao local de prova com antecedência mínima de uma hora.

A prova contará com 60 questões de múltipla escolha e redação. As questões de Língua Portuguesa e Literatura, assim como a produção textual, terão como referência textos nacionais e as seguintes obras literárias recomendadas como leitura obrigatória: Olhos D’água (Conceição Evaristo), Mar Morto (Jorge Amado), e Primeiros Cantos (Gonçalves Dias).

Veja os 10 cursos com mais candidatos por vaga no Paes 2024:

  1. CFO PMMA em São Luís – 178 candidatos por vaga;
  2. CFO CBMMA em São Luís – 170 candidatos por vaga;
  3. Medicina em São Luís – 165 candidatos por vaga;
  4. Medicina em Imperatriz – 109 candidatos por vaga;
  5. Medicina em Caxias – 96,09 candidatos por vaga;
  6. Direito em São Luís – 38 candidatos por vaga;
  7. Medicina Veterinária em São Luís – 20 candidatos por vaga;
  8. Psicologia em Coroatá – 18 candidatos por vaga;
  9. Medicina Veterinária em Imperatriz – 16 candidatos por vaga;
  10. Fisioterapia em Itapecuru – 14 candidatos por vaga.

O cartão de confirmação de inscrição no qual consta o local de prova pode ser acessado por meio da internet (clique aqui). O login e senha são os mesmos cadastrados no processo de inscrição do seletivo.

Paes

A Uema não usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de estudantes e possui vestibular próprio, o Paes, que é realizado em etapa única e tornou-se uma ferramenta essencial para a democratização do acesso à educação para milhões de maranhenses.

Advertisements

Deixe uma resposta