fbpx

Palavras faladas no Brasil e suas verdadeiras origens

Você sabe qual a língua mais falada no Brasil? O português – que provavelmente foi a sua resposta – é apenas a Língua Geral do país. Mas, até chegar ao idioma que conhecemos hoje, nossa língua passou por várias influências.

Durante o processo de conquista e colonização, o português passou por uma evolução linguística histórica e, ao entrar em contato com outras culturas sofreu inúmeras alterações: não apenas linguísticas, mas também culturais, políticas e econômicas.

As línguas guardam entre si origens comuns e seus falantes não estão “isolados”, por isso há muitos povos que falam mais de uma língua. A língua portuguesa falada no Brasil, apesar de originária de Portugal, recebeu importantes influência de povos africanos, árabes, indígenas, europeus etc.

Listamos a origem e significado das palavras mais faladas no Brasil. Será que você conhece alguma?

1 – Fulano

Do árabe, o termo fulân” significa algo como tal, aquele. Com o domínio árabe sobre a península Ibérica durante a Idade Média, a língua influenciou os vocabulários espanhol e português. Por volta do século 13, os espanhóis usavam “fulano” como pronome: fulana casa (tal casa), fulano sujeito (tal sujeito). No português atual, a palavra virou um substantivo usado para se referir a uma pessoa qualquer.

2 – Dengo

Nos dicionários atuais, a palavra significa “lamentação infantil”, “manha”, “meiguice”. No entanto, pouca gente sabe que o termo, de origem banta (língua falada no Congo, Moçambique, Angola), possui um significado mais profundo e ancestral. “Dengo” é um pedido de aconchego no outro em meio as situações do dia-a-dia.

3 – Mortadela

Assim como o alimento, a palavra veio do italianos. Um das teorias diz que “mortadela” surgiu de “pilão” que, em italiano, é mortaio. Esse instrumento culinário era utilizado para moer a carne do porco. Segundo outra teoria, o nome vem de “murta“, um tempero utilizado na Roma antiga para elaborar alguns tipos de salsichas.

4 – Xaveco

A palavra “xaveco” era usada para se referir a um barco de pesca com rede, de origem árabe (o xabbaq) usado por piratas no Mediterrâneo. A fluidez da língua, no entanto, deu origem ao significado de hoje; conversa fiada, na qual não se pode confiar, como uma cantada mal feita.

5 – Abadá

A palavra é conhecida por se referir à camiseta carnavalesca recebida na compra de ingressos para blocos de ruas. “Abadá” tem origem iorubá e era originalmente associada às batas e túnicas brancas vestidas em rituais religiosos.

6 – Catupiry

O famoso e cremoso queijo “catupiri” foi criado em 1911, pelo imigrante italiano Mário Silvestrine, na cidade de Lambari, em Minas Gerais. A palavra escolhida para a marca, no entanto, veio do tupi, que significa “excelente”.

7 – Poltrona

Do italiano poltro, que significa “cama“, o nome acabou sendo associado a uma espécie de sofá para uma só pessoa. A palavra poltrone” acabou sendo usada também para designar uma pessoa preguiçosa, um folgado.

*Com informações do O Imparcial


Acompanhe essas e outras notícias em Imaranhao.com

Siga, também o Imaranhao no Twitter, Instagram

Curta nossa página no Facebook

Inscreva-se no nosso canal no Youtube


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: