Pará sediará primeira Copa Indígena de Futebol

Acontecerá em 2019, a primeira copa indígena de futebol, algo até então inédito no futebol brasileiro.

O estado do Pará será o palco do campeonato, onde participarão aldeias do Maranhão, Tocantins e Pará, que será o anfitrião.

A copa tem como objetivo fomentar e disseminar o esporte no meio indígena e mostrar que os atletas indígenas também têm talento de sobra nos pés.

Segundo a organização, a pretensão é que o evento venha a ocorrer anualmente, abrangendo mais regiões indígenas do país, assim como acontece nos ‘Jogos dos Povos Indígenas’, que é um evento poliesportivo com o apoio do Ministério dos Esportes, sendo um dos maiores encontros esportivos culturais de indígenas das Américas.

A Copa Indígena de Futebol busca fazer parte do Calendário do Futebol brasileiro.

A organização é de Carlos Dias, técnico da seleção indígena. Em entrevista à nossa equipe de reportagem, o índio Dorivan Tarracana Karaja ressaltou a importância do esporte para as comunidades indígenas e mencionou as expectativas sobre o campeonato que ocorrerá em maio de 2019 na cidade Marabá, sudeste do Pará. “O objetivo desses jogos é unir e resgatar a cultura indígena que está se tornando cada vez defasada e esquecidas por muitos”: disse o indígena.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: