Polícia barra invasão de Área de Proteção Ambiental em Tutóia

Na tarde dessa quinta-feira (29), a Policia Militar interveio barrou uma invasão que estava acontecendo na região de Área de Proteção Ambiental (APA) no Bairro São José em Tutóia, cerca de 325,3 km da capital, São Luís.

Segundo os moradores do entorno, uma área de duna que faz parte da região protegida foi invadida há cerca de um mês, porém nesta quinta, muitos invasores começaram a cercar o local.

Procurados pela comunidade, a Secretaria de Meio Ambiente do município não deu atenção ao caso, sendo assim, populares procuraram o ICMbio que acionou a PM da cidade na qual fez a intervenção e impediu a tomada irregular do local.

Uma Área de Proteção Ambiental (APA) é definida como uma extensa área natural, com um certo nível de ocupação humana, que garante a proteção e conservação de atributos bióticos, abióticos, estéticos ou culturais importantes para a qualidade de vida da população.

Ainda de acordo com informações dos moradores, o departamento de terras do município está emitindo cartas em áreas de preservação ambiental permanente.

Entramos em contato com o atual secretário de Meio Ambiente de Tutóia, Tony Rayder Filgueiras Lima Baquil, através do telefone disponibilizado no site da prefeitura, o telefone não chama.

Procuramos um posicionamento da secretaria por meio de e-mail, disse:

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informa que as concessões de terras na área em questão foram dadas pela gestão passada pelo Departamento de Terras.
O município de Tutóia por está inserido em duas Unidades de Conservação (Federal- APA Delta do Parnaíba e Estadual- APA dos Pequenos Lençóis), a secretaria já informou aos órgãos gestores das respectivas UC’s.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: