População faz abaixo assinado para solicitação de reforma e manutenção do Farol de Mandacaru em Barreirinhas

A população barreirinhense, ao seu incômodo diante da insatisfação pela atual situação que o Farol de Mandacaru se encontra, emitiu junto ao Site Petição Pública, um abaixo assinado, que visa o requerimento referente a manutenção e reforma do farol, que vem apresentando riscos iminentes em sua estrutura, em caso de haver rachaduras em determinados pontos do monumento. No momento, o site se manifestou, neste mês de julho, com uma carta de petição, que diz:

“Prefeitura Municipal de Barreirinhas, Governo do Estado do Maranhão, IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Marinha do Brasil.

Excelentíssimo Senhores Gestores da Prefeitura Municipal de Barreirinhas, Governo do Estado do Maranhão, IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Marinha do Brasil.
Vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer uma atenção especial destes órgãos públicos, referente a manutenção e reforma do Farol Preguiças que fica na base da Marinha do Brasil no povoado de Mandacaru/Barreirinhas/Maranhão. Esse local é utilizado a anos como atração turística e histórica na região, inaugurado em 1909 e hoje administrado pela Marinha do Brasil, o mesmo a mais de 10 anos não passar por nenhuma manutenção ou reforma, hoje quase interditado seu acesso devida várias rachaduras em sua estrutura, a população atrás da minha representação solicitar e clamar por sua reforma urgente, antes que ocorra fatalidades na comunidade de Mandacaru.”

O Farol de Preguiças também chamado de Farol de Mandacaru é uma farol administrado pela Marinha do Brasil, localizado no Estado do Maranhão, no Brasil. No entanto, quando foi solicitado recursos para a manutenção, a Instituição Federal repassou esta responsabilidade à prefeitura de Barreirinhas, a qual, por sua vez, informou que, no momento, não há recursos disponíveis. Todavia, em diversas petições emitidas ao governo municipal, foi informado que o farol passaria por obras de reformas desde maio, entretanto, nada foi realizado ainda.

Moradores da região tomaram o incentivo de recorrer à advogados, que tomaram a medida de propor um abaixo assinado que, após atingir mil assinaturas, será enviado aos Direitos Humanos, Patrimônio Histórico Cultural, e demais Instituições do Governo do Estado.

O Farol, que se encontra em um dos principais pontos turístico do município de Barreirinhas, está interditado devido ao perigo apresentado, porém alguns turistas e visitantes se submetem ao risco subindo ao topo.

 

O farol é sustentado por uma torre de concreto branca, troncocônica, e possui na sua parte externa quatro faixas pretas e dupla galeria.

Está localizado no povoado de Mandacaru, na foz do Rio Preguiças no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses da Microrregião dos Lençóis Maranhenses.

Sendo um dos principais monumentos históricos de Barreirinhas, o farol proporciona uma visão panorâmica do litoral maranhense.

O litoral do Maranhão é conhecido pelo mar traiçoeiro, correntes fortes e relevo submarino irregular. Daí a importância do Farol de Mandacaru, localizado no povoado de mesmo nome, a 1,5 km da cidade de Barreirinhas.

Com 32m de altura, o Farol foi construído em 1940 para nortear embarcações de pequeno porte provenientes de São Luís, capital do Estado, e seu facho de luz podia ser avistado a 17 milhas de distância.

Num primeiro instante, o Farol intriga por sua localização, demasiadamente distante do litoral. Mas isso se deve ao movimento das dunas, que deslocou o curso original do rio e mudou o ponto de deságue no mar.

Após subir os 160 degraus que levam até o Farol, você ganha uma bela vista para contemplar. Do alto, é possível ver o Rio Preguiças e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, além do incrível cenário de restingas e manguezais.

Em nota a prefeitura municipal disse!

Segue a nota:

A prefeitura de Barreirinhas informa que varias vezes desde o início de 2019 , se encontrou com os responsáveis da Marinha do Brasil a respeito do farol de Mandacaru e até ofereceu cooperação na reforma .

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: