Prefeito de Tuntum, no Maranhão, testa positivo para a Covid-19

Cleomar Tema Cunha (PSB), prefeito de Tuntum, município localizado a 365 km de São Luís, testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada por meio de uma nota divulgada nesta quarta-feira (15) pela assessoria do político.

De acordo com a nota, o prefeito está em isolamento domiciliar, não apresenta sintomas severos da doença e seu estado de saúde é considerado fora de risco. Cleomar Tema pediu à população do município calma e que continuem seguindo os protocolos de prevenção ao coronavírus.

Por meio de uma rede social, a deputada estadual Daniella Tema (DEM), esposa do prefeito, afirmou que a situação está ‘sob controle’, que confia em Deus que ele terá uma recuperação positiva e agradeceu as mensagens de carinho.

A deputada estadual que já testou positivo para Covid-19, esclareceu que na época quando recebeu o diagnóstico, o prefeito também foi submetido a exames que deram negativos. Daniella Tema pediu também que a população cumpra as medidas de distanciamento social impostas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde.

Deputada estadual do Maranhão, Daniella Tema (DEM), fala sobre o diagnóstico positivo para Covid-19 do marido, o prefeito de Tuntum Cleomar Tema. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Deputada estadual do Maranhão, Daniella Tema (DEM), fala sobre o diagnóstico positivo para Covid-19 do marido, o prefeito de Tuntum Cleomar Tema. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Secretária de Saúde com Covid-19

Este é o segundo caso em dois dias de confirmação de casos da Covid-19 em lideranças municipais do Maranhão. Na segunda-feira (13), a secretária de Saúde de Caxias Socorro Melo, também informou que testou positivo para coronavírus.

Além da secretária, o filho dela também testou positivo para o novo coronavírus. De acordo com a nota, Socorro Melo que também é médica intensivista e psicóloga, foi afastada das atividades desde o dia 3 de abril, quando começou a perceber os primeiros sintomas da doença.

Socorro Melo, secretária de Saúde em Caxias (MA), testa positivo para Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias

Socorro Melo, secretária de Saúde em Caxias (MA), testa positivo para Covid-19 — Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias

Coronavírus no Maranhão

Até o último boletim divulgado na terça-feira (14) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tinha registrado 620 casos e 34 mortes. Duas novas mortes foram notificadas somente em 24h.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: